Apresentado durante a PAX East, a Larian Studios demonstrou pela primeira vez o esperado tão vídeo de gameplay de Baldur’s Gate 3. Para a surpresa de muitos, ele não usará um sistema Real Time With Pause, mas sim um sistema de combate em turnos e também uma opção de câmera em terceira pessoa.
Como tinha sido insinuado no vídeo de anúncio, seu personagem é abduzido e infectado por um parasita de um Mind Flayer. Este parasita te dará novas habilidades, mas também poderá causar problemas dentro e fora do combate. Cabe ao jogador decidir qual caminho seguir – abraçar o parasita ou tentar salvar os Forgotten Realms.
Até então Baldur’s Gate 3 aparenta ser uma boa mistura do estilo de Divinity: Original Sin da Larian com as regras de Dungeons & Dragons. Isso é notável na interface, animação dos personagens e até os ataques. Felizmente o sistema de turnos não usa um grid, movimentação livre como os jogos anteriores da Larian.
O sistema de turnos também pode ser usado para burlar ou desativar armadilhas já que você pode ativá-lo quando bem desejar. Como Swen Vincke da Larian aponta no vídeo, você pode usar o sistema de turnos para tentar se esquivar, por exemplo, de uma bola de fogo que vem em sua direção.
O que mais impressiona é a animação dos personagens, ainda mais para um jogo que ainda tem um longo caminho de desenvolvimento. A quantidade de escolhas no diálogo também não deixa a desejar, ufa. O personagem que Swen Vincke jogava, por exemplo, é um vampiro e os efeitos dele ser um vampiro já são apontados no diálogo.
Uma pena que a Larian escolheu inimigos mais difíceis de serem matados por um personagem de nível baixo, pois a desenvolvedora já demonstrou situações de combate mais interessantes. Por outro lado, era uma apresentação ao vivo e os deuses do RNG não ajudaram muito com um terrível critical miss que fez com que o jogo tivesse que ser reiniciado devido a um bug no sistema de saves.
O vídeo também mostra como diálogos que envolvem carisma ou mentira funcionam. Assim que a oportunidade aparece, você rola um dado digital e caso o número seja igual o similar ao valor necessário para obter êxito, a ação é realizada.
Outra diferenciação entre Baldur’s Gate 3 e os anteriores é a interação do cenário. Muito como Divinity Original Sin 1/2, você pode apagar tochas, usar elementos, como água e fogo, a seu favor. Mas é claro que tudo dentro das regras de D&D 5E.
Baldur’s Gate 3 sai ainda este ano em acesso antecipado com o primeiro ato jogável. As raças confirmadas para a versão de acesso antecipado são:
- Human,
- Elf
- Half-Elf
- Dwarf
- Tiefling
- Drow
- Half-Drow
- Githyanki
As classes são:
- Wizard
- Cleric
- Fighter
- Ranger
- Rogue
- Warlock
Tal como Divinity: Original Sin 2, o jogo terá “histórias de origem” com personagens pré-criados para aqueles que tem menos intimidade com o sistema D&D.
A versão final de Baldur’s Gate 3 terá 15 raças e subraças, mais de 8 classes, coop online para até 4 jogadores ou coop local para 2 jogadores.
Gameplay começa em 10:51