Olha só eu pensando que “Total War: Pharaoh” ia chegar por essas bandas apenas no final de outubro. Que nada, a Creative Assembly confirmou que jogo de estratégia ambientado na era de bronze vai estar disponível para PC em 11 de outubro. Além disso, quem comprar na pré-venda vai ter acesso antecipado de 29 de setembro até 2 de outubro com direito a 60 turnos no controle de Ramsés ou Irsu.
Eu tive recentemente a oportunidade de jogar os 50 turnos iniciais do jogo, e para quem pensa que “Total War: Pharaoh” é apenas uma reimaginação de “Total War: Troy” estão enganados. Há de fato uma grande influência do jogo em termos de construção e evolução de personagens ao invés de líderes “genéricos” como nos jogos anteriores. Entretanto, outras mecânicas dele ou foram completamente repaginadas ou bastante melhoradas de versão anteriores da franquia.
Um dos melhores exemplos que posso dar em uma nota – com nossas impressões saindo em breve – é o sistema de combate e influência climática.
As unidades estão mais lentas e o combate é mais metódico. O sistema de armadura que degrada a medida em que a batalha progride é uma das minhas adições favoritas, que faz com que as unidades bem protegidas sejam ótimas para “bloquear” avanços enquanto unidades mais leves atacam nos flancos.
O clima tem um impacto muito maior do que eu imaginava. Quem jogou “Total War: Rome” seja a versão Remastered ou não ou “Total War: Attila” já teve que lidar com tempestades de areia ou incêndios. Entretanto, em ambos os jogos a influência na precisão dos arqueiros / lanças era mínima. O efeito está muito mais proeminente em “Total War: Pharaoh”. O mesmo vale para os incêndios que ao invés de serem determinados por áreas específicas como em “Attila’, acontecem com certa naturalidade em qualquer local do mapa e pode se alastrar com muito mais rapidez e engolir suas unidades caso não seja cauteloso.
Do meu ponto de vista eu diria que “Total War: Pharaoh” saiu de um “talvez” para um “Sim”. Ainda não concordo com o preço praticado pela Creative Assembly no Brasil, mas ao menos o que eu joguei fez com que o medo de ser uma cópia descarada de “Total War: Troy” ir embora.