A cada alinhamento planetário me aparece um JPRG que eu fico realmente empolgado para jogar. O último foi Rise of the Third Power agora é a NIS America com Monark – que recebeu uma versão demo nesta semana tanto no PlayStation 4 / 5 como no Nintendo Switch. Jogadores de PC ficaram, mais uma vez, de fora.
A demo, que tem uma duração média de 30 a 40 minutos – um tempo considerável para entender a trama do que se trata o RPG –, dá um ótimo exemplo de um dos sistemas pelo o qual estou ansioso para jogá-lo. Ao contrário da maioria dos jogos do gênero, Monark utiliza um sistema de movimentação livre. Ou seja, posicionamento é ainda mais importante do que no uso de hexágonos ou quadrados. Você também pode controlar um “exército” de monstros e levá-los para a batalha e há todo um sistema de personalização por trás desse sistema.
Já a história em si, ao menos na minha cabeça, está na base do “vamos esperar como será a versão final”. A trama se passa, como de praxe, em uma escola que é envolta por uma névoa. Os “egos” das pessoas tomam posse de seus corpos e você é um dos poucos não afetado. Parece uma completa lambança para quem curte o estilo, mas ao menos a estética de Monark já é mais do que suficiente para diferenciá-lo da maioria dos JRPGs que vi ultimamente.
Monark sai em 22 de fevereiro para PlayStation 4/5, Nintendo Switch e PC.