Ok, agora de fato chegou a hora de apostarmos: quantas expansões “Cities: Skylines” vai receber até que ele fique completamente injogável devido a problemas de otimização e uma versão antiga do jogo? Mais duas? Mais três? Porque olha, a essa altura eu já imaginava uma sequência, mas ao invés disso a Colossal Order irá lançar a expansão “Plazas and Promenades” em breve. Essa é a primeira expansão que estará disponível simultaneamente no PC, PlayStation e Xbox. Preço no Brasil ainda não foi revelado.
Apesar da acidez do parágrafo acima, “Plazas and Promenades” é de longe uma das expansões mais interessantes para “Cities: Skylines” em um bom tempo. Ela não introduz novas mecânicas como Airports, mas quebra uma das barreiras mais irritantes para mim desde que o jogo foi lançado: a dificuldade de criar cidades mais visualmente interessantes promovendo um menor uso de avenidas e mais transporte público sem destoar do restante do conteúdo.
Isso será feito na forma de novos distritos especializados, zonas para pedestres, novos tipos de ruas e áreas onde o uso de carro será proibido. Além disso, novas construções temáticas que atuam tanto para fins cosméticos como para fins utilitários já foram confirmadas para a expansão.
Sei que muitos irão falar “Mas Lucas, isso já era possível de ser feito via mods”. Sim, ótimo, mas ainda há pessoas que não se dão muito bem com eles – além de deixar “Cities: Skylines” mais pesado do que ele já é — e a Colossal Order implementar isso aponta um futuro interessante para como ela enxerga cidades e os habitantes.
Por mais que seja difícil de afirmar, muitos construtores / gerenciadores de cidade estão presos no padrão “Estados Unidos” de avenidas – hostil a bicicletas e pedestres. Como alguém que voltou a andar de bicicleta nos últimos meses, eu sinto isso na pele quase toda semana no Brasil. Ver “Cities: Skylines” seguir a linha contrária e, quem sabe, finalmente quebrar o modelo tão replicado desde “Sim City”, é bem empolgante.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens abaixo. Mais informações sobre a atualização que o acompanha deve sair em breve.