Mostrado durante o PC Gaming Show, Tyranny, o novo RPG da Obsidian, recebeu o primeiro trailer de gameplay. Ele está previsto para lançamento ainda em 2016 no PC.
Suas mecânicas aparentam ser similares as de Pillars of Eternity. Um sistema de combate em tempo real, mas que pode ser interrompido para designar comandos aos personagens, uma progressão baseada em uma árvore de habilidades e seis atributos principais.
Em diário de desenvolvimento publicado em maio, a Obsidian aponta em uma maior ênfase nas habilidades do que nos atributos em si. Mas estes também influenciam o uso de certas habilidades. Eles são divididos em três categorias: Armas, suporte e magia.
Habilidades de armas define o quão preciso o personagem é ao usar certos tipos de armas. Já suporte define quais chances de não tomar dano no combate ou o quão furtivo o personagem será. Por fim, magia, como o nome já deixa implícito, dá acesso a diferentes tipos de elementos a serem controlados.
Outra mudança no sistema está no quanto as habilidades são afetadas pelo combate. Ao contrário de Pillars of Eternity, ele terá maior peso no desenvolvimento do personagem. Quanto mais usá-las, mais forte ficará. Por outro lado, também torna o combate mais opcional.
“Para resolver este problema (de combate opcional), nós adicionamos uma funcionalidade que permite com que os jogadores aumentem as habilidades com diálogos. Escolhas que são impedidas por requisites de habilidade vão adicionar experiência a estas. Se você usar uma habilidade para intimidar o oponente, por exemplo, o grupo ganhará o equivalente do combate”, explicou o diretor Brian Heins.
Tyranny é ambientado em um universo onde as forças do mal, lideradas por Kyros, ganharam a batalha. O jogador toma o controle de um Fatebinder, membro de um grupo responsável pelo controle da nação. A desenvolvedora aponta grande ênfase em não-linearidade e foco em decisões impactantes. Se Pillars of Eternity é algum ponto de referência, possivelmente estaremos bem servidos. (Se você não leu nossa análise do game, recomendo).