Stellaris

Quem acompanha os diários de desenvolvimento no fórum da Paradox sabia que a desenvolvedora já estava trabalhando em mecânicas de espionagem para Stellaris. O que muitos de nós – eu incluso – é que a expansão Nemesis, anunciada nesta quinta-feira (4), permitirá você criar crises de “endgame”.

Essa é, de longe, uma das maiores mudanças que a desenvolvedora já fez no jogo de um ponto de vista tanto narrativo quanto de mecânicas. O sistema de “criar uma crise” envolve o uso de uma das Ascencion Perks.

Assim que você escolher a opção “Become the Crisis”, Stellaris vai te dar uma lista de objetivos que precisam ser completados. Quanto mais objetivos completados, mais bônus e maior uma ameaça você se torna. O estágio final, “Existencial Crisis”, permite que você construa um novo tipo de edificação, o “Star Eater” – usado par literalmente engolir e consumir a energia de estrelas e transformá-la em matéria negra.

Claro que isto é só uma parte de Nemesis, além das mecânicas de espionagem chamados de “operações”, a desenvolvedora vai mudar a forma que você obtém informações sobre outras civilizações. Dados como pesquisa e tamanho de frota só serão descobertos quando você criar uma rede de espiões dentro daquela civilização.

É só quando você tem acesso a essas informações que você pode começar a realizar operações para deturpar o seu oponente. Estas vão de roubo de tecnologia até armar piratas, roubar relíquias e por aí vai. O sistema todo em si é bem parecido com o visto em La Résistance para Hearts of Iron IV e outros jogos da Paradox.

Sei que para muitos essa mecânica de espionagem pode soar como um retrocesso na hora de jogar Stellaris, mas sinceramente era o que o jogo mais precisava. Começar com todas as informações dadas de bandeja deixava o early e o mid game – que já são repetitivos – ainda mais cansativos de jogar. Além do que, a desenvolvedora mencionou no último diário de desenvolvimento que ainda haverão outras mecânicas que os oponentes poderão usar contra você, tanto no caso de espionagem quanto no sistema de crises.

Não vou negar, pela primeira vez em muito tempo eu estou ansioso para voltar a Stellaris. Só por favor me deem uma data de lançamento.

Espionagem é um dos temas da expansão “Nemesis” para Stellaris

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.