No meu texto sobre o anúncio do primeiro grande DLC para Humankind, “Culturas da África” eu apontei que era provável que a Amplitude o acompanharia de uma considerável – e muito necessária – atualização. Agora que ele está disponível no Steam a desenvolvedora finalmente divulgou não só o conteúdo da atualização, como planos futuros para o 4X.
Tais como as outras culturas de Humankind, as culturas da África são divididas em eras. Você pode, por exemplo, pode começar uma partida com Bantos – cujo foco é expansão, evoluir para uma cultura agrária com Garamantes na segunda era, voltar para uma cultura mercantil na quarta era com Massais, ir para o militarismo com os Etíopes na quinta e fechar a partida com os Nigerianos. Além disso, o DLC acompanha novas maravilhas naturais, 15 novos eventos narrativos e 7 novos povos independentes.
O que me interessa mais, no entanto, é a atualização que promete melhorias em como a IA lida com múltiplas facetas do jogo – dos sistemas de cerco até melhorias de usabilidade no sistema mercadológico. A imensa lista de correções está disponível no fórum da Amplitude.
Já no que tange os planos futuros para Humankind, o foco da Amplitude continua na melhoria de IA, inclusão de novas opções para notificações, mais ferramentas para mods e obviamente novas culturas. A previsão é que isso tudo dê as caras até o inverno no hemisfério sul.
Teriam sido as coisas diferentes caso Humankind fosse lançado este ano ao invés do ano passado? Não sei bem ao certo. Tal como Age of Empires IV, ambos os jogos aparentam ter sofrido bastante por questões da pandemia e trazer as suas próprias inovações ou “renovações” para o gênero. O meu preferido ainda é Old World (ainda limitado a Epic Games Store). Vamos aguardar os próximos passos da Amplitude para descobrir se Humankind vai de fato – cedo ou tarde – revigorar o gênero 4X.
Lista de futuras melhorias para Humankind: