Humankind

Quando comentei do adiamento de Humankind para agosto, descrevi o sistema de diplomacia como “confuso”. Ainda que eu mantenha a minha posição, o novo vídeo divulgado nesta quinta-feira (1º) pela Amplitude mostra o quão amplo e variado ele é capaz de ser.

Ao contrário do que se vê nos jogos de estratégia 4X tradicionais, Humankind aplica um conceito mais “gradual” de diplomacia. Tomar um território neutro pode ser simples e ao mesmo tempo complicado. Este território pode ser de interesse de uma outra civilização, o que a deixa “ofendida” por assim dizer.

Gerar uma ofensa pode não ser grande coisa de início, mas você ou seu oponente podem usá-las na hora de obter “bônus” ao firmar tratados ou até mesmo servir de justificativas para guerras. Também há a possibilidade de você “remover” uma ofensa caso não queira, por exemplo, irritar uma civilização que está mais avançada ou tem mais poderio bélico / territorial do que você.

Aqueles que decidirem entrar em guerra com outra civilização, o que vai acabar acontecendo cedo ou tarde, também notarão o impacto da diplomacia neste aspecto. As guerras de Humankind são menos sobre total aniquilação do inimigo e mais sobre quebrar a “moral” dele, mecânicas bem mais claras do que as que se vê em jogos como Civilization. Quem sair vencedor de uma guerra pode forçar o oponente a dar um pedaço do território, pagar uma quantidade específica em dinheiro por um número determinado de turnos, entre outras opções.

O lado diplomático de Humankind não fica preso só ao ato de declarar guerra, opções de tratados – que vão dos típicos “compartilhar tecnologias”, “revelar parte do mapa” até dividir matérias-primas estratégicas — estão presentes.

É por conta da variedade do sistema de diplomacia que eu torço muito que o adiamento de Humankind sirva para tornar a sua interface mais fácil de ser compreendida. Conto nos dedos a quantidade de jogos de estratégia 4X que possuem um sistema de diplomacia competente, e nenhum deles chega aos pés de Star Ruler II.

Se tudo apresentado no vídeo for acompanhado de uma IA competente, Humankind será um salto e tanto para o gênero.

Diplomacia é tema do novo vídeo de Humankind

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.