Age of Empires IV

Depois de bastante alarde e expectativa pela comunidade, a Relic e a Microsoft divulgaram neste sábado (10) durante o Age of Empires Fan Preview o primeiro vídeo de gameplay de Age of Empires IV, que está surpreendentemente…tradicional.

O vídeo de pouco mais de cinco minutos apresenta uma batalha entre a China (uma das novas civilizações do game junto com o sultanato de Déli), e os Mongóis através de diferentes eras. É inegável que o DNA de Age of Empires continua presente no jogo, do ato de coletar recursos, movimentação das tropas e o cerco a castelos.

Isto não quer dizer que a Relic não tenha dado uns toques próprios dela. Age of Empires IV demonstra um maior dinamismo durante o combate, a possibilidade de ver o alcance de disparo de certas unidades, mecânicas para preparar emboscadas, um indicador de quanto um edifício está em chamas — o que presumo ser um novo sistema que causa mais dano à medida em que as chamas se espalham — e até mesmo a presença de armas de fogo na era “Imperial”.

Além disto, foi confirmado que Age of Empires IV contará com quatro campanhas sendo uma delas a conquista da Normanda em 1066, que teve parte de uma missão apresentada ao público. Nela é possível ver ainda mais as mudanças da Relic em ação. As tropas, por exemplo, mudam de formação de maneira mais “ágil”, há uma grande diferença de altura nos mapas – o que vai ser bem interessante para o uso de artilharia – e um interface mais “limpa” em comparação aos outros jogos da franquia.

Todavia, como eu pontuei no texto sobre o Age of Empires Fan Preview, o que vi durante o trailer era bem o que eu esperava de Age of Empires IV. A Relic não iria mudar radicalmente a fórmula, ainda mais com as versões definitivas de Age of Empires II e III fazendo tanto sucesso, e duvido que uma mudança drástica iria agradar a comunidade.

Age of Empires IV pode muito bem vir a ser o maior jogo de estratégia em tempo real deste ano, afinal seu lançamento foi confirmado para a primavera no hemisfério sul. Mas vai ser o jogo de estratégia em tempo real mais tradicional por aí.

Trailer de Gameplay

Evento Fan Preview (incluindo campanha da Normanda e as novas civilizações)

Assista ao gameplay de Age of Empires IV

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.