Old World

Agora que a “batalha” ente os jogos 4X começa a esquentar de verdade. Além de Humankind chegando em agosto, a Mohawk Games anunciou que o “Old World” – em acesso antecipado desde abril de 2020 – será oficialmente lançado em 1º de julho por R$74,99. O game continuará exclusivo da Epic Games Store por tempo indeterminado.

Como alguém que vem jogado bastante Old World, Soren Johnson, o designer por trás do game e de Civilization IV traz algumas ideias bem interessantes para o gênero.

Por exemplo, a cada turno o líder de sua nação envelhece e você precisa ter um herdeiro para continuar a sua campanha. Isso pode ser personalizado de acordo como você quiser. Você pode começar solteiro, ser uma rainha, ser uma tribo de bárbaros e por aí vai.

Outra mudança considerável fica para o sistema de ordens. Onde os 4X “tradicionais” tendem a fazer com que você mova cada unidade uma quantidade X de hexágonos, Old World permite que você use todos os seus pontos para mover apenas uma unidade ou ter mais de uma ação de ataque em um turno.

Isso é só a ponta do iceberg, pois o jogo tem todo um sistema de dinastias, bárbaros possuem personalidade própria e não atuam como “inimigos aleatórios” como na franquia Civilization e bastante ênfase em eventos. A versão final terá vários cenários, incluindo um baseado no mediterrâneo e obviamente suporte a mods e modo multiplayer. O jogo continua a ser atualizado desde o início do acesso antecipado, sendo a última grande atualização datada do final de maio.

Sei que muitos já torceram o nariz só pelo fato do jogo estar na Epic Games Store, mas do tudo que eu joguei, ao menos ele está tentando dar uma sacudida no gênero. Considerando que Humankind foi adiado para um maior polimento, Old World é a minha atual preferência no espaço 4X.

4X “Old World” será lançado em 1º de julho na Epic Games Store

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.