At the Gates

Da série de “anúncios que nunca imaginaria escrever sobre” que incluem Shenmue III, e um remaster de Command & Conquer, a Conifer Games – desenvolvedora criada pelo designer de Civilization V, Jon Schafer – anunciou que seu game de estratégia 4X At The Gates será lançado em 23 de janeiro via Steam.

Originado de um Kickstarter realizado em 2013, chamar o desenvolvimento de At The Gates caótico é pouco. O game ambientado após a queda do império Romano teve seus altos e baixos, com Shafer abandonando o projeto devido a um severo desgaste físico-emocional, e sendo retomado quase dois anos depois.

O que o diferencia dos outros 4X está na sua estrutura. Parecido com Thea: The Awakening da MuHa Games, At the Gates dá prioridade a fazer com que cada habitante – no caso dele, clã – da sua vila tenha uma personalidade própria. Ou seja, você pode encontrar um clã que é bom com agricultura, mas requer que você dê certas liberdades ou matérias-primas para que ele continue no seu grupo.

A chave para o sucesso, ou ao menos não perder nos primeiros turnos, é encontrar este equilíbrio entre os clãs, recursos suficientes para manter o vilarejo em funcionamento e tentar não ser morto pelas hordas que andam pelo mundo.

Como backer do Kickstarter, creio ter gastado mais de 15h no game em diferentes estágios do desenvolvimento. Seu impacto pode ter sido mitigado por outros games, como o já mencionado Thea, mas ainda é um tanto promissor e um que eu recomendo os fãs de estratégia 4X ficarem de olho.

4X At The Gates sai no final de janeiro

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.