Se você não acompanha gacha games, eu fico feliz por você. Assim, você não cai na “armadilha” de começar a jogar “Zenless Zone Zero”, o recém-lançado ARPG da Hoyoverse (Genshin Impact) e ficar entre “estou me divertindo ou só gosto dos personagens”? Ele está disponível no PC (site oficial / Epic Games Store), PlayStation 5, iOS e Android.
Ao contrário de Genshin Impact com seu mundo aberto, “Zenless Zone Zero” tem uma abordagem mais direta e um estilo visual claramente inspirado por um misto de Jet Set Radio e Persona.
A história em si, ao menos do que eu joguei, se passa na cidade de New Eridu, uma das poucas não afetadas pelo que o jogo chama de “Hollows”, seres interdimensionais. Você assume o papel de um “Proxy”, um “hacker” capaz de guiar pessoas por essas dimensões e o pontapé inicial da trama principal é uma peculiar caixa forte que contém um item bem específico que em teoria pode mudar o rumo da cidade. Falar mais que isso seria puro spoiler.
A jogabilidade de “Zenless Zone Zero” em si é bem mais dinâmica do que “Genshin Impact” e me lembra bastante jogos anteriores da Hoyoverse como Honkai 3rd Impact. O jogo possui um sistema de “parry”, esquiva e a composição de equipes aparenta ser muito mais focada em ter personagens que são capazes de utilizar um elemento em específico do que combinar elementos para causar danos especiais.
Todavia, ainda não cai de amores pelo jogo. O combate, que era para ser a principal alma do jogo, tem pouco espaço em meio a tanto diálogo e as arenas de combate em si são um tanto quanto repetitivas. É o típico “vá lá, elimine monstros e siga para a próxima área”. Uma fórmula F2P que eu já estava cansado anos atrás e nem com as animações fantásticas da Hoyoverse eles conseguiram me conquistar.
Mas, como todo jogo do estilo, esse é o período inicial. Eu também detestei o mapa inicial de “Genshin Impact” até ele ser devidamente expandido. Pode ser que o mesmo aconteça com “Zenless Zone Zero”.
Mas, sinto que uma nova máquina de fazer dinheiro para a Hoyoverse acabou de ser lançada para muitos fãs do estilo.
Veja o trailer de lançamento abaixo: