Eu adoro a ideia de fazer com que o subgênero de estratégia 4X seja mais rápido, com turnos mais curtos e decisões táticas mais importantes. Nem sempre funciona, mas os projetos – que vão de “Nexus 5X” até o agora recém-disponível em Early Access “Yield! Fall of Rome” sempre me deixam entusiasmado. O título da Billionworlds é interessante para mim por usar o que pode ser uma das melhores “fundações” para isso. A queda do império Romano. Ele está à venda por R$59,99.
As partidas começam em 401d.C com Império Romano muito longe da sua glória do passado. Você pode optar por jogar com ele ou com outras facções que estão sedentas para aniquilá-lo. O equilíbrio que a Billionworlds almeja atingir é um de constante tensão, mas também com espaço para táticas versáteis e diferentes formas de explorar e expandir o seu império – ou tentar fazê-lo sobreviver as constantes investidas dos inimigos.
O que me chamou bastante a atenção é a forma com que o mapa está sempre em constante mudanças com tropas, eventos e mudanças climáticas que te forçam a pensar bastante antes de prosseguir com o plano original.
Do que eu vi até então, “Yield! Fall of Rome” me lembra bastante partes do DLC “Pharaohs of the Nile” para “Old World” e o colapso da Idade do Bronze, mas expandido para um jogo inteiro e com mecânicas mais “simples” de aprender do que o sistema de eventos e famílias criado pela Mohawk Games.
A versão de acesso antecipado do jogo dá acesso no momento a oito facções com uma missão de campanha cada. Além disso, há um modo gerado aleatoriamente onde você pode competir com outros jogadores de forma assimétrica (via tabelas de liderança) para ver quem consegue impedir a queda de Roma ou tomá-la de vez.
Como falo de costume, não tenho ideia se terei ou não tempo para cobrir “Yield! Fall of Rome”, mas ele certamente está no meu radar. Veja o trailer de lançamento e mais imagens do game abaixo: