Em nota, a Egosoft anunciou nesta semana que “X4: Foundations”, o seu simulador de combate / exploração / economia espacial vai receber um novo modelo de voo em 2025. O beta da atualização que inclui o novo modelo, intitulada 7.5, já está disponível via Steam. Instruções para acessar o beta estão disponíveis fórum do game.
A decisão da desenvolvedora alemã em mudar o modelo de voo é bastante significativa, ao ponto da própria Egosoft contratar John Pritchett – responsável pelo modelo de voo de “Star Citizen” para revitalizar o sistema. Eu posso ter muitas críticas sobre “Star Citizen”, o modelo de voo não é uma delas.
O objetivo final da desenvolvedora é fazer com que cada nave tenha uma identidade mais clara no que diz respeito ao seu “peso”, velocidade e dinâmica de voo. Ou seja, naves menores e mais ágeis serão mais úteis no combate e as imensas espaçonaves que tendem a ter hangares próprios vão atuar como elementos de defesa e proteção para pontos cruciais do mapa.
Embora isso já funcionava em teoria, o modelo de voo de “X4: Foundations” nunca foi dos melhores e a maioria das naves tinham um certo “atraso” em termos de agilidade com que fazia que elas parecessem praticamente iguais. Isso era bastante notável em naves menores e missões voltadas para o combate.
A versão inicial do beta já traz um completo rebalanceamento dos motores das naves, introduz novas mecânicas como um sistema de “boost” secundário, novos setores para quem possui os DLCs e finalmente a adição de FSR 3.1 e DLSS para quem tem computadores menos potentes.
Eu ainda não tive a oportunidade de testar o beta. Está na minha lista de afazeres para o final de semana. Se irei conseguir jogar ou não, aí é outra história.
A lista completa de alterações está disponível no site oficial. O vídeo abaixo dá uma pincelada geral do que esperar do beta e das futuras atualizações que vão ser lançadas ao longo do beta.