Se 2023 fechou o ano de “World of Warships” com dezenas de eventos de Natal, 2024 começou com a gigantesca atualização 13.0 que adiciona três novos porta-aviões dos EUA em acesso antecipado e começa a preparar os primeiros eventos do ano até meados de fevereiro.
O grande atrativo (para quem tem dinheiro) são obviamente os porta-aviões Independence (Tier VI), Yorktown (Tier VIII) e Essex (Tier X). De acordo com a Wargaming, o principal diferencial desses porta-aviões comparados com o restante da frota é acesso a dois esquadrões táticos. Em contrapartida, eles só possuem um esquadrão de bombardeiros-torpedeiros.
Na prática isso significa porta-aviões que poderão atuar ainda mais na defensiva ou, se posicionado bem no mapa, fazer ataques precisos nos oponentes. Considerando que os porta-aviões nas partidas de “World of Warships” já são tratados como preciosidades, me preocupo se eles não vão acabar se posicionando em um ponto do mapa e apenas causando o caos.
Como de praxe, um deles – o Independence –, pode ser obtido pelo Passe de Eventos que começa nesta quarta-feira (10) e vai até 7 de fevereiro. A versão paga do passe dá acesso ao Yorktown. Agora o Essex só pode ser obtido via “Tokens Americanos”, a típica moeda de troca que você obtém durante a temporada. Se ela for parecida com as anteriores, pode se preparar para um baita grind.
Em termos de jogabilidade, a Wargaming finalmente adicionou a possibilidade de verificar as características de cada navio na partida ao apertar “Tab” e colocar o mouse em cima do navio desejado. Para mim essa funcionalidade já devia estar presente há anos, mas antes tarde do que nunca. Ao menos saberei quais as chances de perder um embate para o meu oponente.
Por fim, a atualização reintroduz o porto de Kure, corrige texturas de vários navios e melhora funcionalidades de comunicação. Esta é uma das poucas atualizações que não traz mudanças drásticas de balanceamento. Não vou ficar surpreso que elas venham na próxima – ainda sem data para sair.
Veja os porta-aviões em ação no vídeo sobre a atualização 13.0 abaixo. A lista completa de alterações está disponível no site oficial.