Agora que World of Warplanes finalmente chegou a sua versão open beta, pude falar abertamente (*insira aqui risadinha*) sobre o que achei do título. Deixo aqui portanto uma breve comparação dos dois principais títulos free-to-play com aviões, World of Warplanes ou War Thunder.
Desenvolvido pelo mesmo pessoal do World of Tanks, tinha grandes esperanças para World of Warplanes, mas ele ainda não chegou ao ponto que eu chegaria para um amigo e falaria “Olha, testa esse jogo pois é bom”.
Quem jogou World of Tanks, sabe que você tem duas maneiras de obter novos veículos, por pesquisa e compra com moedas de prata ou os veículos premium com moedas de ouro (que valem mais do que dinheiro).
O mesmo se aplica em World of Warplanes, mas no momento as moedas de ouro ainda não podem ser gastas, seus aviões receberão várias atualizações ao longo de sua jogatina, como novas armas, motores mais potentes, etc. Apesar de trazer uma sensação de progresso, não concordo muito com esse sistema, já um ou outro avião pode acabar por ser mais potente que o seu e te destruir.
Outra coisa que é de grande incomodo são munições pagas. Tudo bem, não é como antigamente, onde tínhamos munições que se comprava apenas com dinheiro, mas aqueles que tem uma graninha sobrando podem comprar balas incendiárias que dão aquele “boost” na batalha ao trocar suas moedas de ouro pelas de prata.
O que não consigo me acostumar mesmo é o seu sistema de pilotagem. Tentei jogar com o meu controle do Xbox 360, com o teclado, mouse, tudo, o avião simplesmente é lento demais para virar. Não falo de um avião bombardeiro, ou algum avião de carga. Até mesmo os menores e mais ágeis dão trabalho de controlar, como se fossem baleias voadoras.
Entendo que um avião é pesado, mas não é para tanto, ainda mais para um jogo que não busca o realismo. No passado joguei muito IL-2 1946 e não tinha tanta dificuldade de controlar certos aviões com meu manche como tenho em World of Warplanes.
Em conjunto, o movimento com o mouse, modo de pilotagem que creio que muitos irão utilizar é impreciso. Não sei apontar bem qual é o problema, mas não consigo movimentar tão bem meu avião em relação ao War Thunder. No atual open beta também algo que me incomoda é a falta de variação nos mapas, já que somente três estão disponíveis.
De bônus, temos um sistema de conquistas, que libera medalhas, e uma personalização leve de seu avião com pinturas para a fuselagem e nariz.
A essa altura, é inegável apontar minha preferência por War Thunder, mas o título não deixa de ter problemas.
Desenvolvido pela Gaijin Entertainment, War Thunder já está há mais tempo no mercado que World of Warplanes. Se você não conhece a Gaijin, eles criaram títulos como Blades of Time, Wings of Prey, X-Blades e Star Conflict.
Ainda não conhece nenhum deles? Tudo bem. São desenvolvedores russos com títulos que não fizeram muito sucesso, melhorou agora?
Até então War Thunder parece ter sido a cartada certa para eles. Pela utilização do mesmo motor gráfico de Wings of Prey, o título mostra gráficos muito mais belos que World of Warplanes, uma física aprimorada e um sistema de controle soberbo.
Uma das coisas que mais atraiu nele é a possibilidade de ver a cabine do piloto de seu avião, coisa que não é possível em World of Warplanes. A mesma, é muito detalhada e reage ao disparo dos inimigos, que pode deixar a sua janela suja de óleo, com buracos de bala e outros efeitos.
Há também um sistema de melhoria de seu avião, mas esse é mais limitado em relação ao nível de experiência com o mesmo e o nível de experiência de seu piloto. Algumas armas e equipamentos ficam disponíveis apenas quando se chega a nível bem mais alto. Seriam pacotes pré-prontos, hão há muito o que modificar.
Infelizmente, o mesmo sistema de munição paga está presente, gaste um dinheiro a mais e utilize munição incendiária, não me agrada do mesmo jeito.
Sabe o que me agrada? O prazer de pilotar em War Thunder. Simplesmente é divertido, o avião responde bem aos seus impulsos, você tem uma melhor noção do campo de batalha e onde estão seus oponentes ou alvos.
Não gosta de jogar online? Tudo bem. War Thunder oferece para aqueles que desembolsarem valores monetários três campanhas single-player, que incluem aviões bônus. Você pode pegar o pacote completo por US$ 49,90.
Outro ponto muito importante é a diversidade de mapas, somente na última atualização, foram adicionados dois novos mapas e sete novos aviões, é muita coisa.
Gosta de personalizar seu avião? Não tem problema, você tem diversos decalques (recalque só dos seus inimigos quando os derrubar), para aplicar em seu avião. Contas normais podem aplicar dois tipos, enquanto as premium contam com quatro slots.
Então, World of Warplanes ou War Thunder?
No momento, eu não poderia de recomendar mais a todos testarem o War Thunder, é um jogo divertido, que te dá muitas opções para como aproveitá-lo e ainda tem gráficos belíssimos. Quanto ao World of Warplanes, creio que ainda esteja meio cru para realmente considerar mais uma testada.
Se levarmos em consideração tudo que a Wargaming.net já adicionou e continua a adicionar em World of Tanks, vamos deixa-lo mais um pouco no forno e quem sabe teremos um ótimo jogo free-to-play no final desse ano.