Eu tenho uma regra simples no Hu3Br. Se eu não sei se terei tempo de cobrir algo, eu sequer menciono a possibilidade. Queria muito que a The Astronauts tivesse feito isso com a primeira grande atualização de seu shooter “Witchfire”, que foi continuamente adiada até finalmente dar as caras nesta terça-feira (9) via Epic Games Store.
Intitulada “The Ghost Galleon Update”, a atualização que estava em desenvolvimento desde que o jogo deu as caras no acesso antecipado em 20 de setembro é igualmente rejuvenescedora e “menos do que eu imaginava”.
A maior adição é um sistema de classes no estilo “Dark Souls”. Em suma você agora pode decidir qual é o seu equipamento inicial e progredir nos mapas para obter outros equipamentos. Certamente é bem melhor do que começar com a (horrível) pistola que até então era o padrão. Outra inclusão significativa é mais tipos de inimigos para a segunda área do jogo que, de acordo com a desenvolvedora, vai torná-la mais “distinta”.
Outra forma de progressão foi adicionada no jogo com o nome de “Gnosis”. Quanto mais o jogador obtiver, mais caminhos secretos ele vai encontrar nos mapas e mais facilidade ele vai ter de enxergar os pontos fracos dos inimigos. É uma mudança que eu vejo como bastante positiva já que, até então, você tinha que depender da curva de aprendizado e de eliminar “X” inimigos por mapa para encontrar os pontos fracos deles. Para quem estiver começando “Witchfire” agora vai ser excelentíssimo.
Mas, para quem está voltando, só vai ter 5 novas armas e 4 novas magias. Um novo mapa? Expansão dos mapas atuais? Nadica de nada. Este ponto em especial que me deixa frustrado. Eu já vi e revi os mapas de “Witchfire” e é aí que a decisão da The Astronauts de transformá-lo em um “extraction shooter” ao invés de um jogo linear pesa. Por mais que seja empolgante ter novas armas para eliminar meus oponentes, sei que vou ver as mesmas áreas, fazer o mesmo loop e no atual momento, “Witchfire” está muito longe de merecer a minha atenção.
Bom, talvez quando ele for oficialmente lançado no Steam teremos um novo mapa. Mas, vendo o ritmo de acesso antecipado – que me remete as terríveis práticas de marketing ao invés de coletar feedback da comunidade – não tenho muita esperança.
A lista completa de alterações está disponível no site oficial. Veja o trailer de atualização abaixo: