Em nota, a Slitherine e a Steel Balalaika finalmente anunciaram que “Broken Arrow”, o jogo de estratégia / wargame que tem sido esperado com grande antecipação pela comunidade, vai sair via Steam em 19 de junho. Ele já está em pré-venda por R$162,00 e quem comprar durante o período recebe acesso avançado de três dias.
Para quem não conhece, “Broken Arrow” segue os passos de “WARNO” e “Regiments” na busca de competir pelo espaço de “melhor recriação de uma possível guerra entre a Rússia e os EUA”. Com foco no confronto entre as duas nações, ele tem como destaque uma quantidade enorme de unidades (mais de 300) e personalização delas. Todavia, diferente de seus competidores, o título é uma mistura de unidades do final dos anos 90 e tecnologias mais modernas como o uso de drones.
O que faz “Broken Arrow” se destacar é o seu modo campanha com missões fixas e uma maior ênfase no uso de infantaria. Ao contrário de “WARNO”, que quase que as bota de “escanteio”, a Steel Balalaika permite que você tenha tropas especializadas e com equipamentos mais situacionais. Além disso, você tem um maior controle sobre a movimentação delas e conflitos urbanos são mais “detalhados” – com até a possibilidade de combate dentro de edifícios com mais de dois andares.
Eu joguei os dois betas fechados, partidas multiplayer e quatro missões do modo campanha até então, e “Broken Arrow” já vem me conquistando muito mais do que “WARNO”. A curva de aprendizado ainda é relativamente alta, mas o simples fato de que o jogo não vira uma batalha de tanques versus infantaria antitanque como são a maioria das partidas online do título da Eugen Systems faz com que ele tenha a minha atenção.
A minha única grande preocupação é a longevidade da comunidade a longo prazo. A Steel Balalaika já confirmou que o jogo vai ter um editor de cenários; torço para que ele seja “simples” de usar.
Só a ideia de termos campanhas personalizadas e diferentes tipos de cenários me deixa salivando. E, por mais que o “Army General” de “WARNO” seja “dinâmico”, eu prefiro algo feito à mão.
Veja o trailer mais recente e mais imagens de “Broken Arrow” abaixo: