Parece que faz uma década desde que eu mencionei Waking The Tiger, a terceira grande expansão para Hearts of Iron IV. Anunciada em novembro do ano passado, a Paradox finalmente divulgou nesta semana que ela estará disponível em 8 de março por US$19,99.
Focado no lado asiático da segunda guerra mundial, a expansão se foca em trazer mais variedade ao adicionar duas novas Focus Trees para a China (nacionalista e comunista) e reajustes das Focus Trees do Japão.
Tal como a expansão Apocalypse de Stellaris, Waking The Tiger promete ser o “ponto de virada” em Hearts of Iron IV, com inúmeras melhorias menores, mas que impactarão todo o restante do game. Líderes agora terão sua própria árvore de atributos, obtidos ao longo das batalhas que eles participarem na guerra. Estes atributos aumentam ou diminuem a eficácia dos mesmos de acordo com terreno ou clima – que agora também influenciará as tropas.
O diário de desenvolvimento mais recente no fórum da Paradox revela mudanças no sistema de Warscore e das três dificuldades do game. De acordo com a desenvolvedora, o sistema de Hearts of Iron IV (por algum motivo) não estava ajustado para lidar com múltiplas guerras (majoritárias e minoritárias), a atualização 1.5, que será lançada em conjunto com Waking the Tiger, resolverá isso com um novo sistema de filtragem e uma transição mais suave de guerras minoritárias para majoritárias. Ou seja, o jogo irá calcular melhor os pontos totais do jogador e as perdas tanto de equipamento quanto de infantaria.
Já em questão das dificuldades a Paradox irá adicionar duas novas – Civilian e Elite – uma mais fácil do que o Recruit com o intuito de reduzir ainda mais a barreira de entrada para o game e o Elite, voltada para os veteranos e que pedirá mais atenção na produção de equipamento e controle de fronteiras.
O trailer mais recente dá uma noção melhor do que esperar das principais funcionalidades previstas para Hearts of Iron IV – Waking The Tiger: