Eu sei, vocês estão todos cansados de ler sobre deckbuilders com elementos de roguelite e afins. Até eu estou um pouco cansado do gênero, mas outra vez vou abrir uma gigantesca exceção para “Beneath Oresa”, que vai entrar em acesso antecipado via Steam em 3 de novembro.
Abro exceção por dois motivos: “Beneath Oresa” não é o seu deckbuilder tradicional e o seu estilo visual é não é algo que aparece com frequência dentro desse subgênero.
As arenas de combate são dinâmicas e o posicionamento dos personagens vai depender das cartas que foram usadas durante um turno. Por exemplo, se eu chutar um inimigo para outra área da arena de combate, ele pode ficar impossibilitado de atacar durante aquele turno, e o mesmo pode acontecer com você.
“Beneath Oresa” ainda mantém alguns resquícios do tradicionalismo dos deckbuilders explodiram desde “Slay the Spire”, como a arena ainda ser formada por zonas quadradas ou retangulares. Mas a posição dos inimigos não é tão fixa quanto um jogo como “Rogue Lords” ou até “Gordian Quest” que usa um sistema de “linhas” para definir.
Outro ponto que me agradou bastante é o sistema de combate em si. “Beneath Oresa” te incentiva a ser agressivo com uma mecânica de “retaliação”. Em suma, cada vez que você ativa uma carta de ataque, o seu personagem recebe pontos de retaliação. Encha a barra e ao invés de defender, irá contra-atacar o seu oponente.
Recomendo e muito que vocês testem a versão demo que está disponível no Steam. Ela não só dá uma ótima noção do quão delicioso é o combate de “Beneath Oresa”, do que o que esperar da versão de acesso antecipado – que terá mais personagens e três zonas completas. A previsão é que ele fique por ao menos um ano em desenvolvimento.