Humankind

A cada diário de desenvolvimento publicado pela Amplitude sobre Humankind, mais eu vejo que adiá-lo para 2021 foi uma ótima ideia. O desta semana, focado no sistema de ideologias e decisões cívicas mostra um sistema bem mais volátil do que a rigidez de outros 4X mais tradicionais.

Assim como você não escolhe a sua civilização, mas sim a molda a partir de um conjunto de fatores, o mesmo acontece com a sua ideologia. Ela é separada em quatro eixos: economia, geopolítica, governo e sociedade.

Esses eixos são estabelecidos a partir de decisões e escolhas cívicas. No vídeo publicado é possível ver opções como “como devemos lidar com o aspecto de liderança dentro de cidades?” e vários sliders para ajustar diferentes componentes dentro do conceito de liderança.

O mesmo acontece com geopolítica, que é mais tratada via eventos e tem efeitos de longo prazo. Tais eventos podem ou não ter um cunho histórico, então é bom pensar duas vezes se um bônus na fabricação de cidades ou obtenção de matérias-primas vale piorar a diplomacia com uma civilização adjacente.

Até então é um dos sistemas – fora do esquecido Star Ruler 2 – que mais me deixou intrigado. Old World, que está em acesso antecipado na Epic Games Store, usa alguns desses elementos (eventos), mas ainda retém muito do conceito de Civilization. Cada vez sinto mais que Humankind vai sair vitorioso dessa “batalha”.

Vídeo do 4X Humankind discute sistema de ideologias

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.