Othercide

Nossa, faz um tempo que não menciono jogo de estratégia ou tático por aqui não é? Falta de oportunidade e tempo, confesso. O que está na minha mira no momento é o Othercide, em desenvolvimento pela Lightbulb Crew e saindo para PC dia 28.

Além da estética — que traz enfoque no uso de preto e branco e vermelho – o sistema de combate em turnos the Othercide pode ser visto como próximo do “tradicional” com umas pitadas de maleabilidade aqui e acolá.

Toda batalha tem um limite de tempo e uma “linha do tempo”. Essa linha do tempo nada mais é do que um sistema de turnos mascarado de algo “inovador”. Cada ação tem um custo de tempo e a peça-chave para você vencer as batalhas é usar esse tempo com a maior eficácia possível. Exemplos dados no vídeo incluem uso de combos entre três personagens ou debuffs para atrasar o inimigo.

Esse estilo não é nenhuma novidade para quem já jogou qualquer SRPG oriental; muitos deles desenvolvem bem essa técnica — seja Tactic Ogre, Final Fantasy Tactics ou até algo como Final Fantasy X. A diferença aqui é que o sistema não fica tão explícito quanto em Othercide.

Apesar dessa tentativa de venda de “inovação” não dar certo para mim, batalhas com limite de tempo tendem a ser interessantes para mim. Sei que muitos não gostam, mas se juntarmos o que a Lightbulb Crew mostrou até então + o sistema de combos, pode ser que caia no gosto dos fãs de estratégia. Descobriremos em duas semanas.

Vídeo discute a jogabilidade de Othercide

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.