Escrever sobre mini-games em um mundo pós-Yakuza, onde jogos “open world” estão entupidos deles pode parecer algo desnecessário. Para você entender de onde muito dessa influencia surgiu, é preciso olhar de volta para 1999, quando Shenmue foi lançado no Japão e por muitos anos pode ser considerado (e em certos pontos, ainda é), um dos games ricos em detalhes. É exatamente essa a proposta do vídeo divulgado pela SEGA nesta semana sobre Shenmue I e II. A versão HD será lançada em 21 de agosto no PC, PlayStation 4 e Xbox One a partir de R$109,99.

Space Harrier, Hang-On, jogos de dardos e outros afazeres extras foram pontos marcantes do game, e são apresentados no vídeo junto com um olhar mais aprofundado para a nova interface do game. Mudanças sutis nos menus, mas que para alguém que já os jogou – como eu – vão fazer uma imensa diferença.

Se os mini-games são ótimas lembranças, não sei se posso dizer o mesmo para o sistema de combate e os quick-time-events de Shenmue. Tal como tantos outros aspectos do game, foram marcantes, mas ainda acredito que vai ser a maior barreira para os novos jogadores. Recomendo dar uma chance, independentemente disso.

Se você não viu os outros dois vídeos (quem são os personagems e a história), aqui vão eles:

Vídeo de Shenmue I e II se foca em mini-games e combate

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.