Ainda não tenho certeza se eu estou completamente “vendido” no conceito de Victory at Sea: Pacific, mas se tem algo que preciso parabenizar a Evil Twin Artworks, é a sua ambição. O game de estratégia, que planeja transformar o oceano pacífico em um imenso tabuleiro com batalhas em tempo real, está previsto para 14 de setembro por US$39,99 no Steam. Preço no Brasil ainda não foi definido.
Nele o jogador assume o comando da marinha dos Estados Unidos poucos dias após o ataque de Pearl Harbor. Além de comandar porta-aviões, destróiers, submarinos e tantos outras embarcações, é necessário manter uma linha de suprimento logística por toda a região, fazer escolta de navios de carga, reconhecimento de portos inimigos para eventuais ataques, e garantir que seus navios tenham combustível e munição suficiente.
Com tanta coisa para tomar conta, o jogo funciona em duas camadas: estratégica e tática. Na primeira você faz a parte de logística e movimentação de tropas, enquanto a segunda se restringe ao reconhecimento e combate em si. Por falar em combate, o mesmo se apresenta um pouco… simplístico demais em comparação com o restante do game. Praticamente um “mire e atire”, o que me faz pensar até que ponto ele consegue se sustentar como “divertido”, “atraente” ou até taticamente desafiador, ainda mais se levar em conta quão longa foi a campanha no pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.