Se tem algo que 2023 me ensinou sobre a indústria de jogos (como se eu já não soubesse), é que quase tudo não ocorre como o planejado. Embora a pré-venda tenha sido iniciada na Epic Games Store, quem planejou jogar “Return to Moria” no PlayStation 5 em 24 de outubro, vai ter que esperar até dezembro. A versão para Xbox Series S / X só vai dar as caras em 2024.
A desenvolvedora Free Range Games não entrou em mais detalhes sobre o motivo do adiamento, mas considerando que os lançamentos de 2023 tem saído com mais bugs e funcionalidades ausentes, eu prefiro um adiamento a um lançamento simultâneo onde todas as versões acabam com qualidade baixa.
Para quem perdeu o anúncio original, “Return to Moria” pode ser resumido em um grupo de jogadores no papel de anões que, ao atender ao chamado de Gimli, se unem para retomar Moria. O loop de gameplay gira em torno de explorar a antiga fortaleza, reconstruí-la e – obviamente – minerar recursos.
Até onde a Free Range Games apresentou, o gameplay mistura conteúdo “autoral” e geração procedural. Eu estou curioso como a desenvolvedora Free Range Games vai balancear esses dois pilares. Vá demais para um lado e “Return to Moria” acaba virando um “Conan Exiles”, vá demais para outro e as áreas icônicas Moria são deixadas de lado.
O último vídeo divulgado da criação de personagem ao menos me deixa esperançoso para que a Free Ramge Games acerte nesse quesito. Além do que, o combate é outro potencial candidato a ser um ponto forte do game, mas, descobrirei mais em 24 de outubro.
Veja os últimos trailers do game abaixo: