Depois de um anúncio no começo do ano e dois betas fechados, a versão digital do boardgame Scythe foi lançada no Steam Early Access por R$37,99. A previsão é que a versão final esteja pronta em dois a quatro meses.
Ambientado em uma história alternativa de 1920, Scythe pega o conceito da primeira guerra mundial, adiciona Mechs e líderes que buscam dominar a “Eastern Europa”. Um dos elementos mais interessantes dele é a assimetria entre facções. Cada jogador começará com recursos diferentes em conjunto com habilidades específicas das facções.
Apesar do nome e a premissa, é um jogo também muito sobre logística e posicionamento. Ao contrário de turnos ou fases, Sytche usa um sistema de seleção de ações, ou seja, todos os jogadores moverão em diferentes momentos. Unidades não podem ser destruídas nem eliminadas, sendo melhor aplicadas como uma deterrência para que outros jogadores não invada as suas fronteiras e obtenha recursos.
No momento ele conta com partidas locais contra uma IA na dificuldade média ou fácil, outros jogadores ou partidas online. A desenvolvedora “The Knights of Unity” ainda planeja uma terceira dificuldade e outros ajustes de acordo com o feedback dos jogadores.
Como alguém que carece de amigos para jogar até mesmo a versão do Tabletop Simulator, mal posso esperar para ter tempo de aprender melhor as regras e fazer algumas partidas contra a IA.