Eu sabia que a versão console de “Crusader Kings 3” estava atrasada em questão de conteúdo, mas eu só notei a dimensão do problema quando a Paradox anunciou nesta terça-feira (31) que “Fate of Iberia” – a expansão lançada para o PC em maio de 2022 – vai estar disponível em 14 de novembro no PlayStation 5 e Xbox Series S/X. Preço ainda não foi divulgado.
O pacote inclui um novo sistema das tensões entre as diferentes culturas e religiões da região. Você poderá unificar Espanha ou tentar uma divisão mais “igual” das regiões. Novos eventos dinâmicos, arte e modelos 3D para quem possui Royal Court também estão inclusos no pacote.
Assim como foi no PC, a Paradox também já confirmou a tradicional atualização que acompanha um DLC grande. No caso de “Fate of Iberia”, ela trará mais conteúdo como uma nova facção, contrato de vassalos para clãs e uma nova data de início de 867 focada na península ibérica.
Eu não sei se o termo “chocado” sequer se aplica direito aqui. Após horas e mais horas de “Crusader Kings 3”, eu sequer consigo imaginar jogá-lo sem as mecânicas de “Fate of Iberia”. Compreendo que a versão console não possui suporte a mods que fazem um uso mais extensivo dessas mecânicas, mas mesmo dentro desses parâmetros, as alterações foram tão significativas – que o Grand Strategy praticamente se tornou um novo jogo.
Lamento pelos fãs de consoles, e espero de verdade que a Paradox acelere o ritmo de lançamento de DLCs. Nem Stellaris esteve em uma situação tão precária.
Veja o trailer de anúncio de “Fates of Iberia” para console abaixo: