Eu nunca vou deixar de ficar surpreso quando a Creative Assembly altera de forma drástica uma das dezenas de facções de “Total War: Warhammer III” sem anunciar um DLC. Até tive que ler e reler as notas de atualização para garantir que não estava sonhando. Afinal, a atualização 6.1, lançada na última semana para o game, vem com um baita reajuste a Kislev e alterações a Tzeentch.
Ambas as facções, que já haviam recebido ajustes no lançamento do duramente criticado “Shadows of Change – o DLC que praticamente fez a Creative Assembly repensar como moldar o futuro de “Total War: Warhammer III – agora estão ainda mais modulares.
No caso de Kislev, agora todos os heróis têm acesso a um novo sistema “Court & Orthodoxy”. Em suma, suas ações durante a campanha vão angariar pontos seja para a Ice Court ou a Great Orthodoxy. Seja pela construção de edificações específicas, missões ou eventos. Quanto maior for o seu nível com cada uma delas, maior vai ser o seu acesso a buffs ou unidades específicas.
Outra alteração considerável é no sistema de devoção, que agora não afeta mais o recrutamento de unidades. Todavia, províncias que possuem alta devoção a Ice Court ou Great Orthodoxy podem remover penalidades de clima ou acelerar a remoção de invasões do Chaos. Por outro lado, se a devoção chegar a -100, a sua cidade será atacada automaticamente pelas forças do Chaos.

As mudanças em Tzeentch são tão profundas quanto. A desenvolvedora praticamente criou um novo sistema para o Kairos Fragments of Sorcery — uma das mecânicas mais “antigas” presentes no jogo de estratégia.
Para quem nunca jogou com a facção, o sistema de magia era até então limitado pelo quanto o jogador avançou na árvore de habilidades. A partir da atualização 6.1 você pode mudar automaticamente para a magia da sua escolha. Kairos começa com duas magias comuns e, libera um novo slot de magia a cada cinco níveis.
Agora a árvore de habilidades deixa de desbloquear magias, mas sim as torná-las mais fortes ou gerar habilidades passivas. Além disso, várias melhorias que até então eram de nível alto agora foram movidas para níveis mais baixos. Isso também vale para unidades como Chaos Warriors e Marauder horsemen.
Por fim, a atualização adiciona duas novas unidades – os Nan-Gau Grenadiers para Grand Cathay e Gnoblar Flingers para os Ogre Kingdoms.
Detalhes completos das mudanças estão disponíveis no fórum oficial da Creative Assembly, e recomendo muito que você as leia, pois sinto que Tzeentch vai se tornar uma facção formidável no modo Immortal Empires.
Agora só me resta o que? Isso mesmo, tempo para jogar mais campanhas de “Total War: Warhammer III”. Quando terei? Não faço a menor ideia.