Manter um site por mais de 10 anos nunca vai deixar de ser curioso para mim. Dezembro chegava e tudo dava desacelerada forte. Hoje em dia com a presença de dezenas de jogos “live service”, é algo do passado. “World of Warships”, que por acaso já está há quase 10 anos no mercado, lançou nesta segunda-feira (2) a atualização 13.11, o passo inicial para as celebrações natalinas e novas embarcações.
O carro chefe, ou melhor, a embarcação chefe da atualização são as adições do porta avião Shinano (Nível X) e o submarino Archerfish (Nível X). Como de costume, eles vão estar inicialmente disponíveis no Arsenal – ou seja, só possível comprar com dinheiro real – e posteriormente vão estar no jogo para todos junto com o cruzador Prins van Oranje (Nível X) e o contratorpedeiro G. Hoffmann (Nível X).
Para aqueles que, tal como eu, evitam gastar um tostão em “World of Warships” para não ir à falência, a atualização 13.11 traz o Calendário do Advento, que substitui as recompensas de login diários com bônus extras que vão de tempo premium de jogo a supercontêineres com peças ou bandeiras que dão habilidades passivas para os navios.
Outro ponto relativamente positivo é que, se você pode resgatar as recompensas mesmo que tenha perdido um dia. Ou seja, se você se esquecer de fazer o login no dia 4, você ainda pode resgatar a recompensa no dia 5.
Outra mudança importantíssima na atualização 13.11 de “World of Warships” é a remoção da detonação de paióis. Esta é uma mudança de mecânica considerável para o game e que com certeza vai repercutir na comunidade – tanto de forma positiva como negativa.
Os paióis são onde historicamente ficam armazenadas as munições ou carga de pólvora de um navio. Quando eles eram atingidos, havia uma porcentagem de detonação que praticamente “destruía” a sua embarcação. Embora o jogo oferecesse maneiras para evitar que isso acontecesse, como a bandeiras “Juliet Charlie”, o sistema em si nunca foi muito bem explicado para novatos.
A consequência? Uma curva de aprendizado altíssima e pessoas vasculhando os fóruns para entender o porquê da sua embarcação ter ido aos ares já no começo da partida. Agora o efeito está fora do jogo e quem utilizava tais bandeiras serão recompensados. Uma nova bandeira “Charlie Kilo”, que aumenta em 5% os pontos de vida do navio. Muito mais fácil de entender e aplicar nas partidas.
Pelo visto os milagres de Natal não estão só nas mudanças de mecânicas. Os contêineres natalinos agora contam com novos navios , como é o caso do Chikuma II (Nível IX), o Prins van Oranje (Nível X) e o já citado G. Hoffmann (Nível X) — por ora, só disponível via arsenal ou contêineres. Uma boa mudança em comparação com eventos do ano passado, que apenas oferecia navios disponíveis na árvore de pesquisas.
Como toda grande atualização, “World of Warships” recebe um novo passe de evento — “Oriente e Ocidente”. Cada capítulo dura três semanas e aqueles que decidirem pegar a versão paga vão desbloquear o Teng She (Nível VII) e o Lugdunum (Nível VII) ao completar ambos os capítulos. O evento completo termina em 8 de janeiro.
De acordo com a Wargaming, uma das mudanças no novo passe são missões mais fáceis e mais recompensas. Embora eu não tenha visto-as pessoalmente, qualquer mudança neste aspecto é mais do que positiva. Eu já comprei a minha parcela de passes de eventos que não consegui concluir por conta de missões extremamente específicas ou um “grind” desnecessário.
E, uma nova atualização significa um novo navio no estaleiro. Para quem não acompanha, o estaleiro é um outro sistema de progressão de “World of Warships” composto de 20 etapas – sendo duas delas pagas –, onde você recebe uma série de missões para completar e avançar na construção de um navio e também ganhar pontos de experiência, bônus na árvore de tecnologia e outros itens para melhorar seus navios. A embarcação da vez é o encouraçdo Niord (Nível IX).
Vale apontar também uma mudança considerável no estaleiro deste ano. Quem chegar na metade vai receber o contratorpedeiro Kalmar (Nível V). Aleluia Wargaming, por favor que coloque mais embarcações em níveis “gratuitos” ao invés de “trancá-las” em passes pagos.
Por fim, uma nova atualização natalina significa um novo porto decorado para o Natal. O porto de Nordlyshavn poderá ser decorado com itens festivos ganhados em batalhas e, quem completar, vai ganhar um dia de conta premium. Pessoalmente eu preferia uma semana, mas não vou reclamar da “generosidade” da Wargaming este ano.
Mais detalhes sobre eventos de Natal, batalhas assimétricas e partidas de clãs estão disponíveis no site oficial. Veja imagens das batalhas assimétricas, do novo porto decorativo e vídeo da atualização 13.11 de “World of Warships” abaixo: