Dizer que “Grim Dawn”, o ARPG da Crate Entretainment, se reinventa a cada atualização é quase um pleonasmo. Mas, mais uma vez, a desenvolvedora se superou em trazer novidades para o game que tem quase 8 anos de mercado. Isso inclui um novo sistema de progressão, novo sistema de loot, mudanças visuais e opções de acessibilidade.
Essas mudanças são o pontapé inicial para a sua próxima expansão, Fangs of Asterkarn, em 2024. Mas todas elas já têm um imenso efeito nos personagens atuais. Uma das principais adições é um sistema de “evade” tal como Diablo IV possui. Até então essa habilidade era limitada para certas classes. Agora que ela é “liberada” para todos, a quantidade de builds deve no mínimo triplicar.
Ainda no tema habilidades, buffs agora não ocupam mais espaço na barra de habilidades, simplificando o gerenciamento dela e são automaticamente ativados. O custo deles em mana ou stamina também foi alterado.
Mas o que mais me atrai é a possibilidade de jogar “Grim Dawn” até o nível 100 em qualquer dificuldade. Antes, você precisava atingir a dificuldade máxima para que o seu personagem chegasse no nível 100. A Crate agora revisou o sistema de loot e progressão para que isso seja alcançável por qualquer personagem em qualquer dificuldade. Vale apontar, no entanto, que as dificuldades mais altas só são desbloqueadas ao completar a campanha na dificuldade anterior.
A Crate também promete mudanças na qualidade do loot – com menos itens de baixa qualidade aparecendo, mas com uma maior ênfase em materiais para melhorar os seus equipamentos.
Por fim, a área de mods também recebeu uma boa revigorada agora que o limite máximo de mapas é de 4GB. Se a comunidade já conseguiu recriar “Diablo 2” dentro de “Grim Dawn”, nem sei o que eles farão com o novo limite.
A lista completa de alterações está disponível no fórum oficial