Dando prosseguimento ao plano de melhorar “Company of Heroes 3”, a Relic lançou nesta terça-feira (28) a atualização 1.1 — intitulada “Operation Sapphire Jackal”. Ela é, em partes, a maior atualização para o jogo até então e promete grandes melhorias em praticamente todas as áreas do jogo.
De acordo com as notas da atualização publicadas no fórum do Steam, a atualização corrige e adiciona uma série de sons para veículos, assim como equaliza o áudio de certas unidades para se destacarem melhor quando estão em uma configuração diferente da tradicional. Halftracks com equipamentos como metralhadoras melhoradas agora irão emitir um som diferente do que um que não possui metralhadoras melhoradas.
A Relic também vem com a promessa de refinar a estética do jogo, como a correção de bugs visuais que ocorrem durante a destruição de prédios – algo que eu notei durante a produção da minha crítica do jogo, mas algo que eu não imaginava ser resolvido tão cedo. Tanques Sherman agora contam com novas explosões e novas animações foram adicionadas ou corrigidas, como o famosíssimo (dentro da comunidade) bug dos engenheiros que ficavam na sua pose padrão enquanto eram reforçados pelo quartel general.
E, em mais uma tentativa de refinar o multiplayer, a desenvolvedora finalmente reduziu o poder dos veículos do Deutsche Afrikakorps mas também fez com que os Pathfinders dos EUA sejam menos proeminentes em early game. A Relic vai acompanhar os resultados dessas e outras tantas mudanças nos próximos dias e semanas para ver o que alterar.
Por fim, a campanha dinâmica e alguns mapas multiplayer e single-player passaram por mais uma leva de revisões para melhorias na IA, pathfinding dos veículos (os quais, a desenvolvedora espera que não andem em círculos ao você indicar para ele dar ré) e correção de bugs ao posicionar certas edificações.
O que não vai descer muito bem para a maioria dos jogadores é a adição de uma loja com itens cosméticos. A maioria deles são skins para os veículos e unidades muito como as vistas em “Company of Heroes 2”. O maior diferencial aqui é que algumas agora podem ser compradas com “Merit”, que não é nada mais do que uma moeda que você obtém ao completar desafios diários e semanais. O restante é comprado com “War Bonds” que estão disponíveis na loja do Steam.
Longe de mim colocar a mão no fogo pela Relic, creio que eu já falei mais do que o suficiente sobre “Company of Heroes 3” na minha crítica do game, mas o fato do jogo ter uma loja de itens cosméticos não deve assustar ninguém. O sistema já estava semipronto desde o dia que o jogo saiu. Além do que, vale sempre lembrar que equipes trabalham paralelamente. Ou seja, não é removendo alguém da parte de arte e colocando ela na parte de programação que milagrosamente o jogo vai funcionar melhor.
Mesmo assim, ainda teria preferido se a Relic adiasse o lançamento da loja até que “Company of Heroes 3” estivesse mais polido. Um recente exemplo disso é a Fatshark com Darktide que cessou o lançamento de itens cosméticos até que os principais bugs do jogo fossem corrigidos. Mas, bem, cada desenvolvedora é uma desenvolvedora.
O que me deixa mesmo estupefato é o fato da loja de itens cosméticos oferecer uma skin de “neve”. Por que diabos eu usaria uma skin de neve em um jogo que se passa na península Itálica ou na África? Se bem que, se eu pudesse pintar os meus tanques de rosa, eu pintaria; mas não pagaria por isso.
A lista completa de alterações está disponível no fórum do Steam.