venda de mods no Steam

A Valve anunciou nessa quinta, 23, que agora está permitida a venda de mods no Steam . O primeiro jogo a oferecer suporte a isso é o The Elder Scrolls V: Skyrim. Com um pacote já disponível, os mods que estão à venda vão de armaduras a espadas ou alguma mudança na jogabilidade. O pacote completo sai por R$ 90,92.

Tom Bui, da Valve aponta acreditar que essa decisão é uma ótima oportunidade para apoiar o trabalho criativo dos criadores de mods no Steam Workshop. “Conteúdo gerado por usuários é um componente importante em muitos jogos, e abrir novos métodos para ajuda-los monetariamente ajudará a aumentar a qualidade esse conteúdo”, completou Bui.

O preço dos mods é estipulado pelos próprios criadores, sendo eles um preço fixo ou “pague quanto quiser” a partir de um valor específico. O Shadow Scale Set, uma das armaduras disponíveis, tem o preço de R$ 6,29, mas você pode pagar um preço maior caso ache que valha mais.

Ainda não se sabe quais serão os próximos jogos a oferecem suporte a venda de mods no Steam, já que muitos  não permitem a monetização de conteúdo criado por fãs. Por um lado eu acredito que isso possa de fato melhorar a qualidade dos mods, mas fica difícil me convencer ao oferecer meia dúzia de armas que mais parecem DLCs de pre order.

Ainda mais no Skyrim onde existe uma infinidade de mods com uma qualidade melhor do que os ofertados no Steam Workshop, isso sem contar o Skyrim Nexus, uma comunidade muito maior do que a no Steam.

Torço para que isso não se torne um reduto de pessoas que querem cobrar por qualquer mod que fizeram só porque “tomou tempo da vida deles” e que os bons modders tenham seu trabalho reconhecido. Por hora, vamos acompanhar.

Valve agora permite a venda de mods no Steam

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.