A Crate Entertainment é uma desenvolvedora “silenciosa”. Não acompanhe os seus projetos de perto e você sequer terá noção que eles existem. Forgotten Gods, a próxima expansão para o Action RPG Grim Dawn, já está mais perto de sair do que eu pensava, e com muito mais conteúdo que eu imaginava.
Além do típico “aqui está mais uma área imensa e centenas de itens para você coletar”, a expansão inclui um novo modo de jogo – Shattered Realm. Presente na região de Korvan, o modo é uma “resposta” da Crate para o sistema de mapas e geração procedural de jogos como Path of Exile; dungeons infinitas que, quanto mais você avança, maior o risco e a recompensa.
Não que eu queira diminuir o escopo da área, que aliás foi expandida de um deserto para também florestas e o que aparenta ser alguma área vulcânica (eles tinham que ter todos os clichês de um ARPG, não é?). Mas Grim Dawn precisava, e muito, de bons motivos para continuar jogando-o além de meramente testar novas classes.
Esse pode ser o único ponto que Forgotten Gods “perde” para Ashes of Malmouth é a inclusão de uma nova mastery ao invés de duas. Entretanto, Oathbreaker aparenta ser uma interessante adição para quem prefere combate corpo-a-corpo devido ao seu foco no uso de escudos e proteção. Caso você tenha interesse em ver mais sobre as habilidades, uma versão “beta” das habilidades já está disponível no Grimtools.
A atualização 1.1 que vai acompanhar a expansão também traz uma melhora significativa para aqueles que jogam em dificuldades mais altas: filtros de loot. Como demonstrado na imagem abaixo, você vai poder definir o filtro por qualidade, arma, e qual tipo de dano. Pelo visto acabaram-se os dias de passar minutos tentando decifrar qual o melhor item que dropou de um boss.
Forgotten Gods ainda está previsto para o primeiro trimestre desse ano.
Caso queira ver o Oathbreaker em ação, recomendo assistir a transmissão realizada pela Crate em janeiro. Pegue algo para beber, pois dura uma hora e meia:
Um novo trailer de gameplay, também focado no Oathbreaker, foi lançado em 25 de fevereiro: