
Senhoras e senhores, devo dizer que após ver o último vídeo de Humankind, “A arte da Guerra” eu estou emocionado. Não porque ele me traz alguma mensagem impactante ou algo do tipo, mas porque esta pode ser a primeira vez que a Amplitude acerta a mão em um sistema de combate.
Leitores frequentes do site sabe o quanto eu critico os sérios problemas que tanto Endless Space e Endless Legend possuem quando o assunto é “guerra”. Endless Space 2 até deixava você escolher as suas táticas, mas as mesmas eram um tanto limitadas. Endless Legend nem se fala com as unidades tomando umas escolhas no mínimo duvidosas. Tudo isso vai embora em Humankind com o controle direto das unidades e a inclusão de novas mecânicas.
O sistema de combate ainda é relativamente similar ao que a Amplitude fez com Endless Legend: cada exército se move em grupos até entrar em confronto com um oponente. Eles então são separados e você pode definir a posição inicial de cada unidade. O mais interessante disso tudo não é só a maior proeminência de modificadores de terreno, mas também a possibilidade de você trazer unidades de reforço caso esteja com um ou mais exércitos nas proximidades.
A mecânica de reforços é um tanto interessante pois a maioria dos 4X não leva isso em conta. Quando leva, a unidade tem que estar adjacente para iniciar o combate. Aqui a Amplitude te dá a escolha de como melhor usar os reforços. Devo dizer que estou bem curioso para ver como isto vai afetar unidades marinhas, o sistema de IA que a Amplitude mencionou em outro vídeo, e o uso de artilharia na medida em que você avança nas eras.
Aqueles que não tem muito interesse em passar horas (e eu sei que serão horas) em conflitos poderão sempre usar a opção de auto resolver. Pessoalmente eu nunca vi essa opção como uma boa alternativa pois os resultados sempre me soam um tanto desconexos da qualidade das tropas. Porém, dado o fato que a Amplitude está melhorando praticamente todo aspectos do combate, quem sabe a implementação não fique melhor?
Descobrirei cedo ou tarde quando Humankind for lançado dia 22 de abril no PC