vender mods no Steam

Em nota, a Valve anunciou que irá remover a opção de vender mods no Steam, funcionalidade que foi lançada semana passada e disponível apenas para o Skyrim. Quem comprou um mod terá o valor completo estornado na sua conta.

O motivo da decisão é que a empresa acredita que não entende muito bem o que fez. Anteriormente ferramentas como essas foram bem recebidas, mas que não foi o caso dessa vez.

“Nosso objetivo principal era permitir aos criadores de mods a oportunidade de trabalhar em seus mods por um período completo se quisessem, e para encorajar outros desenvolvedores a prover um suporte melhor a suas comunidades. Acreditamos que isso iria resultar em mods melhores para todos, tanto gratuitos como pagos. Queríamos que ótimos mods virassem ótimos produtos, como Dota, Counter-Strike, DayZ e Killing Floor”, explicou a empresa.

A empresa explica que entrar em uma comunidade tão bem estabelecida como a do Skyrim talvez não tenha sido a melhor maneira de começar, mas que acredita que há algo de útil na funcionalidade.

Desde o anúncio de mods pagos no Steam a comunidade tem se revoltado contra a Valve. Petições foram criadas, mods que protestavam contra a adição da opção, e-mails e por aí vai. Muitos não concordavam com o pagamento aos criadores, de apenas 25%, ou com o conceito em si.

Eu ainda estava um pouco dividido, mas acredito que todo bom trabalho deve ser remunerado nem que seja com uma doação. Diretamente ou indiretamente apoiar quem faz um conteúdo bom para o seu jogo é sempre uma ótima ideia. Concordo que os mods iniciais não eram tão chamativos, mas a reação da comunidade foi assustadora.

Chegou ao ponto de Gabe Newell realizar um AMA (Ask me Anything) no Reddit e receber uma quantidade tão grande de downvotes nas respostas que não conseguíamos vê-las. De acordo com o fundador da Valve os mods até então haviam gerado uma receita de dez mil dólares, enquanto o custo deles já estaria na casa de milhões pelo trabalho que terão em responder os e-mails da comunidade.

Valve remove a opção de vender mods no Steam

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.