Visando (a duras penas) ser mais aberta em relação ao seu processo de desenvolvimento de novas funcionalidades, a Valve lançou nesta quinta-feira (11) o Steam Labs, uma página com “experimentos” e protótipos que podem ser lançados futuramento para o Steam. Os três primeiros tentam solucionar um dos maiores problemas da plataforma, discoverabilidade.

Se você usou o Steam mais de 10 minutos ou tem mais de 100 jogos, você provavelmente já recebeu alguma recomendação bizarra e que combina nada com o seu gosto. Esse primeiro teoricamente seria reduzido com a “recomendação interativa”, uma ferramenta que usa aprendizado de máquina (machine learning) e a sua biblioteca do Steam para fornecer recomendações mais precisas. Além disso você pode filtrar por jogos mais populares ou niche, mais novos ou mais antigos.

Já a segunda ferramenta é a inclusão de micro trailers – trailers de seis segundos que são mostrados de acordo com uma temática ou mecânica específica. Eles também poderão ser usados por curadores ou em eventos especiais.

O último é o “Automatic Show”, um show gerado automaticamente diariamente com 30 minutos sobre os jogos mais populares, lançamentos do dia ou jogos que sejam do seu interesse.

Dos três experimentos, eu vejo os micro trailers e a recomendação interativa como fortes candidatos a serem usados pela Valve. O show tem uma premissa boa, mas cai no problema de ser longo demais. Sejamos sinceros quem assistiria 30 minutos de um show repleto de trailers quando não é período de E3?

Também aponto que não sou muito fã do “machine learning” da recomendação interativa. Podem até existir áreas de tecnologia e informação onde essa função seja útil, mas deixar jogos – especialmente aqueles de nicho ou que não se encaixam em um parâmetro do que é considerado “tradicional” – na mão de computadores não me soa como uma boa ideia. Bom, ao menos já melhor que o sistema atual.

Sendo a Valve bem…. a Valve, ainda não se sabe quando um desses experimentos vai sair do papel – se sair. Pode ser que amanhã tenhamos novos experimentos, ou a Valve abandone a ideia de vez. Vai saber o que passa na cabeça dessa empresa.

Valve lança Steam Labs e mostra novas ferramentas de discoverabilidade

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.