Se não rola na primeira, pode rolar na segunda, não é mesmo? Essa deve ser a mentalidade por trás da desenvolvedora Steel Mantis (Slain: Back From Hell), Valfaris – que teve seu lançamento confirmado para 10 de outubro no PC e Switch. Versão PlayStation 4 e Xbox One saem em 5 e 8 de novembro, respectivamente. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.

Deixando de lado um pouco do (terrível) combate corpo-a-corpo de Slain, Valfaris se volta para uma ambientação futurista, uso de armas no melhor estilo Contra e ação quase ininterrupta. Pessoalmente eu não sou fã do estilo “metal” que é abraçado por Valfaris, mas devo concordar que a Steel Mantis parece ter aprendido – e muito – em como melhorar a jogabilidade e o ritmo do jogo.

A demo, disponível no Steam, dá um gostinho do que esperar de Valfaris. Eu fiquei impressionado em como os controles são no geral fluídos e como a Steel Mantis soube trazer a devida variedade para os inimigos de um jeito que não te sobrecarrega de informações, mas te pede para ter reflexos rápidos. Entretanto, uma das decisões peculiares é o sistema de checkpoints – que só são ativados caso você tenha um item específico – e isso é uma receita perfeita para dar uma dor de cabeça nas áreas mais avançadas do jogo. Espero estar errado.

Valfaris sai em 10 de outubro no PC e Switch

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.