Imagine um RPG sem classes, onde você pode criar a sua casa, personalizar partes das armas, um mundo aberto a ser explorado e dungeons geradas aleatoriamente. Essa é a promessa de Umbra, desenvolvido na CryEngine 3 pela SolarFall Games. O jogo tem previsão de lançamento para PC e pede de 225 mil dólares na sua campanha do Kickstarter para se tornar uma realidade.
Para receber a versão final, o jogador terá de desembolsar US$ 15; a desenvolvedora faz uma promoção limitada a 500 unidades onde a versão completa sai por US$12. Caso queira acesso ao Alpha, terá de gastar no mínimo US$ 25. Já para o Alpha e a versão de protótipo; U$ 35 e U$45 respectivamente.
Umbra se passa em uma terra onde a república está em ruínas. Para tentar controlar a população, eles as envenenam, sequestram seus bebês, matam idosos ou mutantes para tentar salvar o pouco de comida que resta. Você é um desses mutantes, um ex-soldado para a república que desenvolveu poderes mágicos. Ao invés de ser morto, foi capturado para experimentos. Após fugir, o jogador é então salvo pela ordem dos templários.
Essa mutação faz parte de uma das mecânicas principais de Umbra, a Apocalyptic Form. De acordo com a maneira que jogar, você irá desenvolver poderes especiais para o personagem. Você pode receber um terceiro braço, ou desenvolver uma pele que se transforma em chamas. Até mesmo voar será possível.
Outro ponto importante é a progressão de personagem. Não existem classes fixas, mas três itens governam como seu personagem irá evoluir: Rage, Stamina e Mana.
Rage é usado para desferir poderosos golpes. Já a Stamina é voltada a habilidades que permitem escapar do combate ou de assassinato. Por fim, Mana é gasta quando se usa magias. O exemplo apontado pela desenvolvedora é que caso use muitos ataques corpo a corpo, a stamina irá acabar e consequentemente não poderá fugir da batalha caso seja necessário. Haverá outras maneiras, principalmente ligadas a habilidades passivas no equipamento, que ajudarão a balancear melhor o personagem.
A personalização de equipamentos é impressionante. Você pode alterar a lâmina de uma espada, o punho ou o pomo. Cada parte irá alterar o dano ou oferecer habilidades adicionais.
Durante a campanha, o personagem receberá a ajuda de um ou mais mercenário. A quantidade é definida pelas habilidades passivas que você terá. Além dele você terá um animal que o acompanhará. Este, pode vender seus itens, atacar inimigos ou imobilizá-los. Pelo visto ele funciona de maneira similar aos animais de Torchlight.
Apesar do mundo aberto ser estático, todas as dungeons serão geradas aleatoriamente baseadas em modelos pré-definidos. Ou seja, haverá bastante variação, mas mantendo uma certa coerência entre elas.
A construção de casas até então é puramente cosmética em Umbra, mas a desenvolvedora aponta que você poderá visitar outros jogadores e ao longo que avançar na história liberar novos móveis para ela.
Já para o Multiplayer, além do modo cooperativo, Umbra oferecerá um PvPvAI. Ou seja, duas equipes deverão lutar entre si e ainda ter de lidar com a inteligência artificial para completar uma missão. Vale apontar que o modo multiplayer faz parte de um Stretch Goal, ou seja, só será implementado caso o game ultrapasse o valor mínimo pedido.
Torço muito para que esse projeto consiga o dinheiro necessário, tem potencial de ser um ótimo Hack n Slash.