Nunca vai existir um dia em que eu fique triste com o anúncio de um novo jogo de stealth. O gênero, que aparenta estar cada vez mais raro no mercado, é sustentado primariamente pelos jogos independentes ou de médio porte. É o caso do recém-anunciado “Stone of Madness” da The Game Kitchen. Ele está previsto para lançamento em 2025 no PC, PlayStation 5, Xbox series S/X e Nintendo Switch.
A equipe, mais conhecida pelo seu trabalho em “Blasphemous” e “Blasphemous 2” toma uma direção um tanto contrária aos seus jogos anteriores, mas sem perder visão do grotesco e do bizarro. O título é ambientado em um hospício espanhol durante o final do Séc XVIII. Sua missão? Fugir dele. Para isso você vai poder escolher entre 5 personagens – cada um preso ou levado para o hospício por algum motivo específico e com suas próprias fobias e medos.
Alguns, como Amelia, pode se esconder mais fácil dos guardas e roubar itens valiosos, mas tem grande medo da escuridão. Outros, como é o caso de Leonora podem recorrer a violência e assassinar guardas, mas irá sentir um profundo remorso ao fazer isto.
Pelo que o trailer indica, o plano de fuga é projetado ao longo de vários dias e os presos terão que cuidar da sua saúde mental e também planejar quais áreas do hospício explorar. Isso me soa como um interessante misto de “Darkest Dungeon” e furtividade.
Como eu já conheço bem o trabalho da desenvolvedora, estou mais do que feliz de ela não ter ficado presa apenas a “Blasphemous” e explorar novos conceitos. “Stone of Madness” certamente já está no meu radar e aguardo mais informações sobre as suas mecânicas. Podem ter a minha garantia de que as trarei assim que elas forem divulgadas.
Veja o trailer de anúncio e mais imagens abaixo: