Nada mostra a inevitável passagem do tempo do que saber que um dos meus jogos de roubo preferidos – “Monaco” – vai fazer 12 anos. O título da Pocketwatch Games tem quase a mesma idade do meu site! Como isso é possível?! Não sei, mas tenho a certeza de que irei revê-lo em breve na sequência “Monaco 2”, que teve o seu lançamento confirmado para 10 de abril. Preço no Brasil ainda não foi divulgado.
Embora tenha deixado para trás os visuais 2D em favor de uma câmera isométrica e cenários em 3D, “Monaco 2” mantém a mesma premissa: junte-se com até quatro jogadores para planejar um roubo e tente fugir sorrateiramente. Claro que boa parte das missões não vão ocorrer como o planejado.
Uma das principais adições em comparação ao original é um sistema mais robusto de habilidades e classes. Como mostra o trailer abaixo, os personagens de “Monaco 2” agora possuem especializações. Uns são mais furtivos e podem passar despercebido por guardas, outros desativam lasers e câmeras de segurança. Outros, bem, resolvem tudo na porrada mesmo.
Embora eu não seja o maior fã de tal sistema, devo dizer que a Pocketwatch Games aparentemente se sai muito bem em dar uma personalidade para cada personagem, e não o fazer com que tenha apenas um papel durante a missão. Como falei antes, poucas missões saem como o planejado, e quando a coisa esquenta, todo personagem sabe se defender ou fugir da sua própria forma.
A Pocketwatch também confirmou que a sequência terá uma nova tela de planejamento, uma campanha “base” e missões geradas proceduralmente. A meu ver, tudo mais do que digno de chamá-lo de uma sequência.
“Monaco 2” está previsto para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X.