Estamos terminando um ano com o grande lançamento de um CRPG, e pelo visto, iremos começar 2024 com outro potencial candidato a ser um ótimo game do gênero. Falo de “Sovereign Syndicate” que recebeu na última semana um novo trailer focado em um dos personagens jogáveis, “Clara”.
“Sovereign Syndicate” é o que eu gosto de chamar de “Steampunk victoriano” aparentemente feito da maneira correta. A desenvolvedora Crimson Herring Studios não se prende aos arquétipos do subgênero e ao invés de uma Londres com as suas típicas “engrenagens” e dirigíveis, ela também está cheia de seres de outras raças. Tanto que Clara é a única personagem jogável “humana”, os outros dois sendo o Minotauro Atticus e o autômato Otto.
O trailer sobre a história de Clara e como ela começou como uma cantora / dançarina é um excelente exemplo de como várias mecânicas do jogo funcionam. “Sovereign Syndicate” não é focado em combate, mas sim na alocação de habilidades passivas e o uso de cartas de tarot — que também atuam como modificadores de habilidade — para solucionar conflitos ou obter informações.
Se algo, o jogo é mais próximo de um “Disco Elysium” Steampunk do que o combate bruto que tantos RPGs ofereceram em 2023. E, sinceramente, eu estou mais do que disposto a não só dar uma chance a ele, como vê-lo como uma ótima “quebra” do mar de RPGs focados no combate que tivemos este ano.
Minha esperança é que o diálogo do jogo ao menos chegue perto do de Disco Elysium. A demo, disponível no Steam, me deixou esperançoso. Mas só descobrirei mesmo quando o jogo for lançado em 15 de janeiro no Steam.
Veja o trailer e mais imagens do game abaixo. Recomendo dar uma chance a demo no Steam para ver se ele se encaixa no seu gosto.