Ultimamente eu tenho ligado cada vez menos para mais um shooter de plataforma 2D, ainda mais um que tem um aspecto de “metroidvania” ligado a ele. Todavia, B.I.O.T.A., cujo lançamento está previsto para 12 de abril, me chamou a atenção pela estética nem sempre vista nesse estilo de jogo.
Onde muitos tentam emular os visuais da era 8-bit ou 16-bit de metroidvanias (ou percorrer o seu próprio caminho), B.I.O.T.A. traz uma sensação de um jogo que muito bem poderia ter sido lançado para o gameboy color. Claro que não com todos os visuais presentes no trailer, mas ainda assim é algo um tanto diferente do que eu estou acostumado a ver no meu pequeno círculo de metroidvanias.
Outro ponto que me chamou muito a atenção é a possibilidade de jogar com oito personagens diferentes. Cada um com seus prós e contras, o que já quebra uma parte da monotonia de muito metroidvania que se resume em: “vá até tal lugar e pegue uma melhoria” ou “mate inimigos e ganhe experiência para aumentar o seu nível mas com pouco impacto na suas habilidades”.
Pelo pouco que joguei da demo, disponível no Steam e GOG, pode ser um prato cheio para quem curte o estilo — especialmente se pensar que ele foi feito praticamente por uma pessoa. Além do que, o preço estipulado de R$20,69 é bem apetitoso.
Veja o trailer e mais imagens de B.I.O.T.A. abaixo: