Com praticamente uma semana até o seu lançamento em 14 de julho, a Haemimont Games divulgou um novo vídeo de “Jagged Alliance 3” focado dessa vez em alguns novos e veteranos mercenários da franquia. Seguindo o estilo dos seus antecessores, cada um deles tem suas especialidades e traços especiais.
Para quem não conhece, a franquia “Jagged Alliance” funciona em duas camadas – uma estratégica e outra tática. A estratégica é usada para recrutar tais mercenários e movê-los pelo mapa. Já a tática é onde a ação ocorre em um misto de ações em tempo real combate em turnos.
A maioria dos personagens apresentados no trailer são uma nova trupe com habilidades bastante interessantes. Pegue Norma Jessup – que pode ser uma personagem excelente para quem nunca jogou a franquia – sua especialização é em armas de curto e longo alcance além de liberar novas opções de diálogo em certas situações.
Já Len Anderson volta de “Jagged Alliance 2” com uma série de novas habilidades e provavelmente um dos mercenários mais “caros” para se recrutar no começo do jogo. Sua habilidade especial é direcionar fogo da equipe inteira para um alvo específico – um talento um tanto útil para realizar emboscadas.
Quem está preocupado que nem eu sobre o quão “fiel” “Jagged Alliance 3” será do seu antecessor, a Haemimont divulgou nesta semana um blog com mais detalhes sobre os sistemas de combate e as diferentes condições climáticas. Ao que dá a entender, tudo o que estava presente em “Jagged Alliance 2” retorna ainda melhor na sequência.
Em suma o jogo vai manter o estilo “exploração” de cada mapa onde você pode posicionar os seus mercenários. Assim que um deles disparar ou for visto, “Jagged Alliance 3” muda para um sistema de combate em turnos com dezenas de variáveis. Combates noturnos, por exemplo, terão penalidade de visibilidade tanto para o jogador quanto para o inimigo. Tempestades fazem com que armas deixem de funcionar e também dificultam a visibilidade e a audição.
Um ponto que a Haemimont reforçou é que o elemento furtivo de “Jagged Alliance 3” é um tanto menor quanto seu antecessor. Embora ainda é possível terminar uma missão sem ser visto, os inimigos agora vão estar mais alertas e patrulhar melhor as áreas do mapa. O intuito da desenvolvedora é impedir que o jogo se torne um gigantesco quebra-cabeça onde você precisa descobrir qual a melhor “rota” para concluir a missão.
Todavia, elementos furtivos ainda podem ser usados até em combate. Um mercenário que estiver fora do campo de visão dos inimigos tem a chance de “fugir” temporariamente do combate, flanquear e com muita sorte eliminar o oponente.
Eu ainda estou com o pé atrás em relação a “Jagged Alliance 3”, não por duvidar da capacidade da Haemimont Games, mas que tudo soa bom demais para ser verdade. Espero, torço e muito para que ele seja tudo isso que promete e, que, finalmente, tenhamos uma verdadeira sequência de “Jagged Alliance 2”.
Veja o trailer e mais imagens abaixo. Todas as informações sobre o combate e diferentes ambientes estão no diário de desenvolvimento da Haemimont.