Explorar, batalhar monstros, desenhar mapas. Desenhar muitos mapas. Esses três pilares são o que carregaram a série Etrian Odyssey nesses últimos 12 anos. Etrian Odyssey Nexus, um “spin-off” e, de certa forma uma celebração da franquia, mantém os elementos – isso quando não os expande.
Previsto para 5 de fevereiro no Nintendo 3DS, o novo trailer demonstra a típica estética pela qual a franquia é conhecida, as batalhas em turnos e os FOEs (os inimigos mais difíceis). Nada disso é exatamente novidade. O que é novidade, porém, é a inclusão de 19 classes e múltiplos labirintos.
Em questão de conteúdo, é o jogo recheado da franquia, até mais que o já extensivamente longo Etrian Odyssey IV). Por outro lado, é o mais acessível. A Atlus decidiu por quatro tipos de dificuldade e a opção de auto mapeamento – um elemento que eu vejo como uma barreira para muitos novatos.
Para ser bem honesto, depois da decepção que foi Bard’s Tale IV, só Etrian Odyssey Nexus para me dar animo para voltar aos dungeon crawlers / blobbers.