Eu queria não ser uma pessoa teimosa, muito menos uma que pensa um dia completar todos os jogos da franquia “Atelier”. Pisco os olhos e, quando menos espero, mais um está prestes a ser lançado. Dessa vez é “Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land” que teve o seu trailer de abertura divulgado nesta sexta-feira (21). Ele vai sair para PC, PlayStation 4/5, Xbox One /Xbox Series S/X e Nintendo Switch em 21 de março.
Comparado com a última trilogia (Ryza), “Atelier Yumia” é um projeto muito mais ambicioso da Koei Tecmo. Além de um novo sistema de síntese de poções e recursos – que agora também pode ser feito no mapa aberto – ele é composto por múltiplas dungeons opcionais e até a possibilidade de utilizar uma moto. Algo que, em anos cobrindo a franquia, eu nunca vi.
Não é à toa que o jogo é composto por três regiões principais, aparentemente “imensas” em relação ao restante da franquia. A primeira delas é a região de Ligneus, com florestas e campos abertos. Após avançar na história, Yumia vai para Sivash – uma área mais conhecida pelos seus diferentes tipos de fungos e dos Neru, seres capazes de compreender e comunicar com humanos.
A história “termina” na região industrial de Auruma. No pouco que pode ser vista no trailer, essa região é marcada pela destruição e potencial catástrofe de uma famosa capital. Qual? Não tenho a menor ideia.
A própria trama de “Atelier Yumia” me intriga bastante. Ao invés de seguir os passos da franquia de ser “focada” em poucos personagens, ela se volta para um continente inteiro, ou o que restou dele. Yumia se une a um grupo de pesquisadores para descobrir o que de fato causou o colapso do continente de Aladiss. Isso significa não só uma história mais abrangente, mas um grupo de personagens muitíssimo maior – de alquimistas a mercenários.
Me pergunto se a Koei Tecmo tem o que precisa para alcançar o escopo planejado de “Atelier Yumia”, ainda mais depois do terceiro jogo da franquia “Ryza” não ser dos melhores. Estou com os dedos cruzados, quero muito que a série avance e inove.
Descobrirei, é claro, em 21 de março.
Veja o trailer de abertura, um que abrange as principais mecânicas, e mais imagens do game abaixo: