Total War: Warhammer III

Aqui está o momento que todos nós esperávamos: o gameplay de Total War: Warhammer III. E, para a minha surpresa, ele traz mais novidades do que eu esperava. O vídeo divulgado nesta quinta-feira (13) no canal da Creative Assembly apresenta um novo sistema de combate, o “Survival Battle”.

Dividido entre etapas de ataque e defesa, o vídeo é focado na tentativa de Kislev em tomar o “Icon of Blood” dos Khorne. Além das óbvias melhorias visuais, o mais interessante é a necessidade de tomar pontos de captura, defendê-los e a possibilidade de construir defesas para afunilar os inimigos para um “chokepoint” ou proteger seus flancos.

Outro ponto que destaco do vídeo é a possibilidade de pedir reforço de tropas ou melhorar o seu poder de combate assim que um ponto de captura é tomado do seu oponente. Ainda não está claro se esta é uma habilidade única dos Kislev ou estará disponível para todas as facções.

Pontos de captura já existiam em Total War: Warhammer II, especialmente nas batalhas finais das campanhas. Todavia, a possibilidade de construir defesas abre todo um novo leque de táticas que podem ser aplicadas durante o combate. Primeiro por poder ter maior controle do campo de batalha, segundo por eu ler isto como a Creative Assembly achando um “meio termo” entre batalhas tradicionais e as terríveis “sieges” que estavam presentes nos jogos anteriores da franquia.

Não sei se o estilo irá agradar a todos, afinal batalhas de Total War são sobre mobilidade e uso eficaz de unidades, tanto que o último torneio de Total War: Warhammer II teve partidas finalizadas muito antes do exército inimigo ser dizimado; bastou o jogador se focar em algumas unidades cruciais para que o resto sucumbisse.

Ainda assim, fico empolgado em ver que a Creative Assembly está tentando deixar as mecânicas de Total War: Warhammer III mais interessantes e não uma cópia de Total War: Warhammer II. Só não espere, como sempre, que o sistema de diplomacia tenha recebido alguma melhoria – creio que isto só na próxima leva de jogos da franquia Total War. Afinal, sonhar não custa nada.

Total War: Warhammer III está previsto para sair no final do ano para PC via Steam e Epic Games Store.

Veja o trailer de gameplay de Total War: Warhammer III

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.