Fates Divided

Lembra quando eu torci o nariz e falei que “Fates Divided” não parecia um DLC atraente? Retiro o que disse, pois após jogar um tanto da campanha de Cao Cao e Yuan Shao, ele pode ficar do lado de “Furious Wild” como um dos mais bem produzidos pela Creative Assembly.

À venda por R$24,99, o foco de “Fates Divided” é a rivalidade entre Cao Cao e Yuan Shao – este período foi um ponto crucial na história da China devido a batalha de Guandu, umdos eventos que acelerou o processo de reunificação do país.

Aqueles que decidirem jogar com Cao Cao encontrarão uma campanha bem mais difícil do que a que do jogo base, que começa em 190CE. Embora munido de ótimas tropas, a região norte da China, praticamente território de Yuan Shao, requer que você pense e repense dada passo que deve ser dado antes de uma investida arriscada.

Yuan Shao, por outro lado, pode até ter mais territórios, um maior número de tropas e uma melhor cadeia logística, mas isso não significa que ele não tenha problemas internos. Alguns lordes ainda ameaçam tomar conta de suas terras e muitos personagens de seu círculo de “amizades” podem rapidamente trocar de lado caso suas vontades não sejam atendidas.

Também será possível recrutar unidades do “Exército do Norte”. Tais unidades só estarão disponíveis a partir do momento que o líder da facção com a qual você joga chega no nível 7. A partir daí o jogo te dá cinco “coronéis do norte” e acesso as tropas. Tais coronéis, além de oferecerem buffs passivos, não podem ser removidos de um exército. Entretanto, você pode tentar capturar coronéis do inimigo para ter ainda mais tropas de alta qualidade.

Para aqueles que estão interessados em jogar mais uma partida em 190CE, a Creative Assembly libera um novo lorde – Liu Yan. Eu não cheguei a jogar com ele ainda, mas ele tem uma mecânica um tanto diferente. Você pode começar a campanha em 190C mas Liu Yan, de acordo com registros históricos, falece em 194CE. A partir daí você começa a jogar com Liu Zhang e a partida girará em torno do que você fez até então para solidificar seu território ou não.

Fates Divided
Imperador Xian poderá ser escolhido para o trono a partir da versão 1.7.0

O DLC como é de costume vem acompanhado de uma gigantesca atualização, a versão 1.7.0 que traz mudanças significativas em múltiplas áreas de Total War: Three Kingdoms. O sistema de conselho foi reformulado de forma que você agora terá como escolher três ou mais missões no início de cada ano. Essas missões irão variar de acordo com o personagem que está no seu conselho então é bom que você escolha-os direito.

Outra mudança interessantíssima é a adição do sistema de “Intriga Imperial” para as facções Han. Em suma, o imperador terá um impacto maior durante a partida. Essa mecânica, ativada a partir de 197CE dará bônus para as suas regiões de acordo com a forma que você as gerencia. Regiões que estiverem mais bem desenvolvidas e com uma população contente deixarão o imperador “contente”. Falhe em gerenciar essas regiões ou entre em guerra com outras facções Han e o imperador poderá até fugir de seu “controle”.

Tal sistema não fica limitado apenas a bônus passivos, mas influencia tratados. Facções Han onde o imperador está contente com o gerenciamento das províncias tem uma maior “moeda de barganha” para obter itens ou até mesmo forçar tratados que seriam praticamente impossíveis em outras situações. Para quem pegar o DLC, já antecipo que esta mecânica é um tanto útil quando jogar com Cao Cao em “Fates Divided”; É uma daquelas que pode mudar o rumo da sua campanha de tão significativa que é.

Total War: Three Kingdoms sempre se mostrou como um dos melhores da franquia em termos de diplomacia, e agora que ela está ainda mais dinâmica – é só mais um ponto a favor do incrível trabalho que a Creative Assembly vem fazendo.

Teremos uma crítica mais aprofundada do DLC nos próximos dias, então fique de olho no site e nossas redes sociais. Já a lista completa de alterações da atualização 1.7.0 está disponível no blog da Creative Assembly.

“Fates Divided” está disponível para Total War: Three Kingdoms

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.