Não sei se os títulos da série “Saga” de Total War são amaldiçoados ou se a Creative Assembly tomou o risco de desenvolver três jogos em conjunto e está pagando o preço por isso. Em diário de desenvolvimento divulgado na última semana, a empresa apontou que Total War Saga: Troy será lançado sem multiplayer — previsto para novembro —, e com um suporte a mods “limitado”.
Parte da razão disso vem da própria Epic Games Store, onde o jogo possui exclusividade temporária. O launcher não possui suporte nativo a mods como ocorre no Steam, portanto todo e qualquer mod precisa ser obtido por outros locais como o moddb ou quem sabe o mod.io. Não é uma grande novidade se você joga Total War desde antes deles aparecerem no Steam, mas é algo que de certo vai pegar muita gente de surpresa.
Acredito que uma parcela da comunidade vai ficar mesmo é decepcionada com a ausência do multiplayer no lançamento, apesar de não ser uma grande perda para mim já que a última vez que joguei Total War online com qualquer grau de “seriedade” foi em Rome: Total War. Prefiro que a Creative Assembly lance um jogo com menos problemas do que Thrones of Britannia do que um recheado de conteúdo onde metade é inutilizável.
E, pelo visto é justamente o que eles estão fazendo se for levar em conta o último vídeo divulgado pela empresa. Alguns ajustes na interface agora tornam mais fácil discernir entre infantaria leve e pesada, e ajustar a intensidade do visual das flechas. O primeiro ponto é importante para Troy já que ele vai ser o primeiro jogo da franquia a possuir diferentes tipos de terrenos — como lama — que farão com que infantarias pesadas tenham sua mobilidade reduzida.
Ela também divulgou um “roadmap” com as atualizações e DLCS previstos assim como um novo vídeo, “Warlords of Troy”, onde comenta mais sobre os sistemas de favores para os deuses, alguns dos heróis que estarão presentes no lançamento e suas respectivas mecânicas.
Como muito já comentado, Total War Saga: Troy segue a mesma linha de ser um incubador de ideias e uma janela para o futuro da franquia no geral. O mapa é menor do que algo como Three Kingdoms, mas as mecânicas de diplomacia e algumas extras — como diferentes construções na região que liberam novas festividades — estão inclusas no game.
Vale lembrar que o jogo estará de graça por 24h a partir do seu lançamento em 13 de agosto.
Vídeo sobre mudança na interface:
“Warlords of Troy”: