Empire Divided

Não imaginei que estaria escrevendo sobre Total War: Rome II em 2017, porém, cá estamos com um anúncio de uma nova, e gigantesca expansão para o game de estratégia da Creative Assembly, Empire Divided. Ela está prevista para 30 de novembro por R$42,99.

Ambientado em 270DC, a campanha se foca no período de instabilidade do império Romano e na invasão dos então chamados “bárbaros” na região. O mais interessante fica para adição das novas facções e mecânicas.

Das dez facções jogáveis, cinco delas são consideradas como “facções heroicas”. Estas possuem condições de vitória mais elaboradas, líderes únicos e cadeia de eventos que estão relacionadas a história por trás dessas pessoas.

Junto a elas, Empire Divided adiciona um sistema de taxa de criminalidade que varia do acordo com o tamanho da província e a presença ou não de variáveis como exércitos e certas edificações. Outro ponto interessante é a presença de pragas que também atua sobre províncias de forma que sua rentabilidade, crescimento e ordem pública sejam afetadas. Edificações que melhoram o saneamento da região podem melhorar ou impedir que uma praga se espalhe. Mecânica similar a esta está presente em games como Crusader Kings 2 e sua expansão The Reaper’s Due.

Uma das novidades que, parece ter sido muito influenciada por Total War: Warhammer, são as novas árvores de tecnologia. Ao invés de serem formadas por melhorias genéricas, a Creative Assembly optou por torna-las um reflexo do que cada grupo enfrentava naquele período. Um dos exemplos dados também é relacionado as facções heroicas, onde a árvore “tecnológica” de Hormisda I do Império Sassânida almeja contar a história de como ele tentou equiparar a sua imagem com a dos grandes reis do passado.

Se isso já não é o suficiente, os pormenores da expansão incluem novas construções de acordo com a facção e 13 novas unidades. Uma atualização gratuita com outros refinamentos será disponibilizada na mesma data, mais detalhes podem ser encontrados no blog da Creative Assembly.

Rome II ainda tem lá os seus problemas de mecânicas — principalmente em questão do uso de agentes para ações especiais no mapa de campanha — e realmente não imaginava que a Creative Assembly fosse investir mais tempo no jogo. Entretanto, a campanha soa realmente promissora e como sempre, antes tarde do que nunca.

Total War: Rome II ganhará expansão Empire Divided no final do mês

About The Author
- Ex-colaborador da EGW e redator para o BABOO. Tento constantemente entender sistemas e relacioná-los às emoções e reações que sentimos nos jogos.