Eu não sei se eu alguém que ficou feliz com a versão inicial de Thrones of Britannia (eu incluso). Com o novo Modus Operandi da Creative Assembly de “vamos atualizar nossos jogos e incluir novas mecânicas”; como faz com Rome II; pode ser que ele se transforme em um jogo melhor. O pontapé inicial foi dado essa semana com a versão a versão beta da atualização “Allegiance”.
O carro-chefe é o novo sistema de lealdade – ou melhor dizendo, fidelização – inspirado pelas mecânicas de religião de Attila, e cultura de Rome II. Cada facção majoritária tem a sua lealdade com uma religião ou um líder, enquanto as facções minoritárias compartilham dessa lealdade de acordo com a sua posição no mapa.
O impacto na jogabilidade é relativamente considerável, como por exemplo, uma província sua ter sua ordem pública e renda reduzida assim que a lealdade dela começa a ser influenciada por outras facções. Por outro lado, conquistar ou invadir uma cidade não vai ter um impacto tão grande na ordem pública caso esta província tenha um alto nível de lealdade com a sua facção ou grupo religioso. O que, convenhamos, é raro de acontecer.
As facções pagãs da época também possuem o seu próprio sistema de lealdade, e novos eventos; quando um jogador que controla essas facções conquistar uma região com construções religiosas ou evoluir construções religiosas, ele poderá usufruir de um evento onde ele pode se manter pagão, converter o seu rei para outra religião ou converter a facção no geral. Cada uma dessas opções dará bônus e penalidades que vão de uma taxa elevada de reposição de unidades no campo de batalha a mais pontos de diplomacia com outras facções.
Na expectativa de tornar o gerenciamento de províncias mais atraente, as construções minoritárias de Thrones of Britannia agora receberam um novo “tier” de construção voltadas para especializar a província na produção de uma matéria-prima ou produto específico. Um exemplo dado pela Creative Assembly é a ramificação da produção de chumbo para construções que dão bônus para o dinheiro recebido pela igreja, ou o dinheiro provido pela indústria.
A imensa lista não para por aqui, com a inclusão de propriedades religiosas ou de agricultura – que podem aumentar a influência ou a lealdade de personagens – melhoria na interface política, inteligência artificial do oponente durante a batalha, e mudanças nas condições de vitória.
A lista completa – que dá quase 20 páginas – se encontra no blog oficial.
Caso queira testar a atualização, clique com o botão direito do mouse em Thrones of Britannia, escolha Propriedades, vá para a aba BETAS e selecione a opção allegiance_1. Os jogos salvos vão funcionar sem problema, mas não se assuste se encontrar alguns bugs e não se esqueça de desativar mods.